Navegando por Palavras-chave "Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Revisão narrativa: perfis de processamento visual e linguistico em crianças comTDAH e dislexia(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-07) Guilhermino, Vanielia Pereira [UNIFESP]; Puglisi, Marina Leite [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8567228391940194; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; https://lattes.cnpq.br/1275578050631134O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a Dislexia são condições neurológicas que afetam significativamente o desenvolvimento cognitivo e acadêmico das crianças. O TDAH é caracterizado por déficits na atenção, hiperatividade e impulsividade, enquanto a Dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem na área da leitura, escrita e ortografia. Estudos têm demonstrado que crianças com TDAH e Dislexia apresentam diferenças em seus perfis visuais e linguísticos em comparação com crianças neurotípicas. O estudo focaliza as diferenças e sobreposições entre esses perfis, no que concerne o desempenho na tarefa de Nomeação Automática Rápida (RAN) como ferramenta de análise. A revisão narrativa busca identificar e analisar a literatura existente, destacando como as crianças com esses transtornos apresentam desafios únicos, tanto em termos de processamento visual quanto linguístico. OBJETIVO: O objetivo desta revisão narrativa é identificar e analisar a literatura disponível acerca da comparação dos perfis visuais e linguísticos na tarefa de Nomeação Automática Rápida (RAN) entre crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia. MÉTODO: Tratase de uma revisão narrativa, utilizada para analisar a literatura sobre os perfis visuais e linguísticos de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia, com foco específico na tarefa de Nomeação Automática Rápida (RAN), utilizando bases de dados como MEDLINE/PubMed e Scielo em Inglês e Português nos últimos 8 anos. RESULTADOS: Foram selecionados 17 artigos pertinentes ao tema; os resultados indicam que as crianças com TDAH enfrentam dificuldades na manutenção da atenção e no controle de impulsos, afetando tarefas que exigem foco, como leitura e escrita. Já as crianças com Dislexia apresentam desafios significativos na decodificação fonológica e na fluência de leitura, comprometendo o processamento eficiente da informação escrita. CONCLUSÃO: A Nomeação Automática Rápida revela que crianças com TDAH têm dificuldade em manter a atenção, enquanto as com Dislexia têm problemas na integração de informações visuais e verbais. Esses achados são essenciais para desenvolver intervenções adaptadas às necessidades de cada grupo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tradução e adaptação do Pay Attention - um programa de treinamento dos processos da atenção para crianças(Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014-12-01) Barbosa, Deise Lima Fernandes; Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP]; Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research report describes the translation, adaptation and analysis of clinical applicability process related to the Pay Attention! Program to Brazilian Portuguese. The process followed all the steps internationally recommended to adequate instruments to other languages: translation/adaptation based on rules that preserve original features and cultural characteristics; analysis by expert judges; pilot studies, and analysis of clinical applicability in a group of 10 children with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD). Results of pilot studies were qualitatively analyzed in the phase of translation/adaptation. In the clinical group, the program was implemented in 20 individual sessions analyzing the individual evolution, as stated in the manual. Results showed that the Portuguese version of the Pay Attention! Program is appropriate, becoming an important tool for the interventions in attention deficits in children.