Navegando por Palavras-chave "Transtorno de linguagem"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Comparação do processo evolutivo de crianças do espectro autístico em diferentes intervenções terapêuticas fonoaudiológicas(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011-03-01) Tamanaha, Ana Carina [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To analyze and compare the extension and the speed of the evolutional process of children with Autism Spectrum Disorders in direct and indirect interventions as opposed to only indirect intervention. METHODS: The design of this study is a clinical trial. The sample was composed of 11 children diagnosed with Autism (n=6) and Asperger syndrome (n=5) by a multidisciplinary team, that attended specialized speech-language pathology therapy at the institution were the study was carried out. These children were randomly divided into two groups: Therapy Group (TG) - composed by six subjects receiving both direct and indirect intervention; and Orientation Group (OG) - constituted by five subjects receiving exclusively indirect intervention. It was used the Autism Behavior Checklist (ABC) to interview the mothers, and the Sample of Vocal Behavior (SVB), in three occasions: at the beginning of the intervention process (time 0), six months later (time 1) and 12 months later (time 2). RESULTS: It was observed greater speed and extension in the evolutional process of the TG Group, both in the analysis of the Autism Behavior Checklist (total and partial scores) and the Sample of Vocal Behavior, especially in the item Full Language. The performance of children with Asperger syndrome was considered more positive when compared to that of children with autism. There was greater evolution in younger children and with normal, mild, and moderate adaptive functioning. CONCLUSION: The tendency towards better performance of the children attending direct and indirect intervention showed that this association is fundamental in the therapeutic process of children with Autism Spectrum Disorders.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Habilidade de imitação em crianças do Transtorno do Espectro Autista com diferentes formas de apresentação de estímulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-02-20) Souza, Aline Cristina Rocha Fiori de [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6591561982003926; http://lattes.cnpq.br/6031505433284024; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Analisar a habilidade de imitação de crianças com Transtorno do Espectro Autista em diferentes formas de apresentação de estímulo e suas correlações com a linguagem, nível intelectual e comportamentos adaptativos. Método: A amostra foi constituída por 31 crianças com TEA com a média de idade de 61,60 meses (2692 meses), sendo 23 do sexo masculino e 8 do sexo feminino. As crianças foram diagnosticadas por equipe multidisciplinar de acordo com os critérios de diagnóstico do DSM5 (APA, 2013) e CID10 (OMS, 1998). A partir da Prova de Imitação (Takiuchi, BefiLopes, 2000) composta por esquemas gestuais simples e sequenciais, foram acrescidas 9 ações simples e 4 sequenciais, totalizando 18 ações simples e 8 sequenciais. O conjunto de ações foi agrupado por sorteio para apresentação ao vivo ou na tela. Resultados: Observou-se melhor desempenho em tarefas de imitação motoras com objetos em atividades cotidianas apresentas ao vivo. As tarefas de ações simples foram facilitadoras independente da forma de apresentação. Além disso, foi observado correlações diretas entre a habilidade de imitação e nível intelectual e linguagem. Não foi observado correlação entre a habilidade de imitação e comportamentos adaptativos. Conclusão: Todos esses achados fazem refletir sobre a necessidade da avaliação fonoaudiológica valorizar a análise minuciosa das habilidades de imitação, de forma a complementar a caracterização de habilidades de atenção compartilhada, reciprocidade social e linguagem receptiva e expressiva.