Navegando por Palavras-chave "Trajetórias de vida"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Encruzilhadas da liberdade assistida: trajetórias de vida de jovens em São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-03) Reis, Marcus Vinicius Pires dos; Paula, Liana de; http://lattes.cnpq.br/0888539502981802; http://lattes.cnpq.br/4776964952036330O presente trabalho procura contribuir para que se possa pensar criticamente a respeito do sistema socioeducativo. Para tanto, tomo como objeto de pesquisa as trajetórias de vida de jovens que passaram pela medida de Liberdade Assistida (LA) durante suas adolescências. Analisando essas trajetórias, busco investigar como essa medida socioeducativa compôs um segmento do curso de vida de dois dos interlocutores desta pesquisa. A partir dessa investigação, procuro traçar problematizações sobre como se engendram e o que podem significar casos considerados bem-sucedidos de LA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-06) ALENCAR-REIS, Anna Cecília de; Araujo, Betania Libanio Dantas de; http://lattes.cnpq.br/3104010388590983; http://lattes.cnpq.br/4486545267174490Este estudo investiga como a criação e a percepção artística potencializa os modos de pensar a docência por alunos na formação inicial de professores. Como objetivo geral da pesquisa, buscamos compreender como o espaço de formação inicial nos cursos de licenciaturas, especificamente na disciplina de Didática, possibilita a reflexão sobre a docência articulando o campo conceitual e o estético. A pesquisa analisa duas produções artísticas e autorais de licenciandos na disciplina de didática realizadas no segundo semestre de 2021 a partir da atividade "Minha trajetória docente”. As concepções de docência e as reflexões sobre o ser professor foram construídas, em uma perspectiva biográfica, a partir das trajetórias de vida, referenciais teóricos e estéticos, evidenciando dimensões identitárias dos sujeitos e criações poéticas como uma ação de reflexão crítica sobre a profissão docente.