Navegando por Palavras-chave "Trajectory"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As contribuições para a formação e atuação profissional: Experiências no Programa de Educação Tutorial – PET Educação Física(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01) Ribeirinho, Daniela Ferreira [UNIFESP]; Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/3856113753837921; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa dedica-se a compreender as possíveis contribuições a partir do processo vivido pelos estudantes egressos do curso de graduação em Educação Física da Unifesp - Universidade Federal de São Paulo/Campus Baixada Santista que durante a formação participaram do Programa de Educação Tutorial - Educação Física (PET-EF). Através da pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com egressos do curso de Educação Física. O estudo procurou a partir da experiência construída pelo PET-EF analisar e refletir sobre a relação existente entre universidade (formação acadêmica e produção de conhecimento) e as práticas extensionistas realizadas, quais as contribuições e implicações para o exercício profissional. Os dados foram coletados à partir de entrevistas semiestruturadas e processadas pela análise de conteúdo. O Programa de Educação Tutorial por meio do tripé pesquisa, ensino e principalmente extensão, contribui com a formação e desenvolvimento de características fundamentais para a atuação do profissional de Educação Física, possibilitando o alcance de uma reflexão crítica durante o processo formativo, aprofundada numa concepção de ser humano, de mundo e de sociedade comprometida com práticas sociais éticas na perspectiva da justiça social e da emancipação humana. Dessa forma, conclui-se que o Programa contribui com o processo formativo na graduação e influência na atuação profissional de seus egressos.