Navegando por Palavras-chave "Tradição"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Atrito em Recife: o embate cultural entre o discurso tradicional de Ariano Suassuna e o manguebeat de Chico Science(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Nepomuceno, Pedro Ivo Montes; Rufino, Marcos Pereira; http://lattes.cnpq.br/3823145049624146O presente trabalho visa analisar o conflito cultural que se estabeleceu na década de 90, envolvendo o movimento armorial (tendo Ariano Suassuna como seu maior representante) e o manguebeat, movimento que surge em Recife e engloba vários estilos nacionais e internacionais; como o samba, pop, rock e hip-hop. Tem como seu maior mentor o grupo Chico Science e Nação Zumbi. O movimento armorial possui um discurso de defesa da tradicionalidade. Esta narrativa já foi exposta outras vezes na história do país. Um dos objetivos do trabalho é explorar como se cria essa argumentação feita por Suassuna em defesa da “tradição” e quais categorias estão por trás desse discurso. Também expor conceitos antropológicos que englobam esse atrito. Será explorado alguns conceitos chave como o de “tradição” e autores como Adam Kuper, Hobsbawn, Terence Ranger, Franz Boas, Roy Wagner e Mary Douglas.
- ItemSomente MetadadadosO Brasil das Festas Modernistas: tradição e modernidade nas representações das festas populares pelo Modernismo Paulista(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Toledo, Sarah Ferreira de [UNIFESP]; El Far, Alessandra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9391456094457114; http://lattes.cnpq.br/7318846850365921; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The research presented below intended to know and understand the representation of popular festivals and celebrations in several productions of the Modernist Movement in the city of São Paulo, between the years 1922 and 1940. Also, the research was conducted in order to understand how these representations were connected to the process of construction of a brazilian identity by the Modernism. Searching for elements that, according to the intellectual participants of the movement, granted to the festivities a national character, the main objective was to identify how these social events took a privileged place in discussions about the national identity in literature and periodicals emerged in the city during this period
- ItemAcesso aberto (Open Access)Centro Dom Bosco: uma análise do (neo)conservadorismo católico-brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12) Anastácio, Aline Guimarães [UNIFESP]; Sales, Lilian Maria Pinto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5411386708547076; http://lattes.cnpq.br/4220963666884264Presente no cotidiano do brasileiro, desde o período da colonização, os dogmas e ideais do catolicismo se infiltraram na sociedade brasileira. Todavia, com a chegada da modernidade e ascensão do protestantismo e do aumento de adeptos as religiões pentecostais e neopentecostais no Brasil, o número de católicos diminui cada vez mais e a Igreja Católica vê a sua hegemonia ser gradualmente reduzida. Neste cenário, surgem grupos que se remetem a um catolicismo pré-conciliar, com o apoio das redes sociais, grupos tradicionalistas católicos como o Centro Dom Bosco ganharam espaço no cenário político e religioso do país, onde buscam livrar tanto a Igreja Católica, quanto o país, da Teologia da Libertação, da "ideologia de gênero" e do comunismo. Pretende-se então, com esse trabalho, compreender como os movimentos das "Novas Direitas" criadas no final do século XX influenciaram na construção do pensamento do Centro Dom Bosco e analisar a influência do grupo dentro do catolicismo e nos movimentos conservadores do país, focando no discurso político e religioso e utilizando como base a leitura de materiais retirados nas mídias digitais e jornais online.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O choro paulistano e a questão da tradição nas rodas de Antonio D’Auria(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-18) Andrade, Felipe Morales [UNIFESP]; Naranjo, Julio Moracen [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3542892942316705Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre as rodas de choro promovidas pelo músico Antonio D’Auria em sua casa na cidade de São Paulo a partir dos anos 1950. Especificamente, pretende compreender de que forma o modo de funcionamento dessas rodas, seus praticantes e desdobramentos representam os ideais de uma tradição do choro, que encontra nessas mesmas rodas um espaço de consolidação e perpetuação. Para tanto, a documentação fundamental gira em torno de relatos orais de músicos que participaram desses encontros, como Izaías do Bandolim, Israel Bueno de Almeida e outros. Suas falas são analisadas à luz da bibliografia disponível sobre gênero, entre textos que reproduzem o discurso de uma história oficial do choro, pesquisas mais recentes voltadas à compreensão da questão da tradição na música popular e produções historiográficas sobre o contexto da primeira metade do século XX no Brasil. O texto discute, portanto, as relações entre a tradição e a narrativa hegemônica sobre o choro, os aspectos específicos dos espaços de preservação do gênero e os diálogos entre passado e presente da prática.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A construção literária do tema da mendicidade no romance La grève des bàttu (2001), da escritora senegalesa Aminata Sow Fall(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-29) Oliveira, Gabriela Rodrigues [UNIFESP]; Ribeiro, Ana Cláudia Romano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9815025268221797; http://lattes.cnpq.br/5926918128573372A presente pesquisa tem por objetivo estudar o romance La grève des bàttu, da escritora senegalesa Aminata Sow Fall, cuja primeira edição foi publicada em Dacar por Nouvelles Éditions Africaines, em 1979. Nossa hipótese é a de que o tema da mendicidade se constrói esteticamente por meio de personagens - descritas como mendigos – que, juntas, se transformam em um único corpo coletivo. Esse corpo coletivo é capaz de trazer uma percepção humanizadora para os indivíduos em situação de rua que, na narrativa, são levados a confrontarem-se com personagens da esfera de poder, que têm relação com o serviço público de salubridade. Mostraremos como o universo cultural e linguístico senegalês está presente na representação literária dos dois grupos. Nesta dissertação, refletiremos sobre a literatura pós-colonial (MOURA, 2019) e sobre o campo das literaturas africanas, com os estudos de N’Goran (2009) que tratam dos conceitos “tradição e oralidade”. Em seguida, mostraremos como o conceito de oralidade está em relação com a obra de Aminata Sow Fall (GUÈYE, 2005; CABAKULU; CAMARA, 2002) e apresentaremos o contexto histórico e social (BOAHEN, 2010; UZOIGWE, 2010, CROWDER, 2010; GUEYE, 2010; THÉLIO, 2015) para tratar do período da colonização, da decolonização e do pós-colonialismo na África (SAID, 2011; CÉSAIRE, 1978; THIONG’O, 2011; FANON, 1965). Discutiremos a religiosidade na sociedade senegalesa e o modo como esse tema aparece como plano de fundo dos textos narrativos de escritores senegaleses (CABAKULU; CAMARA, 2002; HERZBERGER-FOFANA, 1987; LEMOTIEU, 1987), assim como o contexto linguístico no Senegalês (THIAM, 2020; NIANG CAMARA, 2014; CISSE, 2005). Na sequência, nos debruçamos na análise da narrativa (CHATMAN, 1990; GANCHO, 2006; LEITE, 2002) e utilizaremos a definição de Breton (2007) para compreender o corpo coletivo. Por último, analisaremos em que medida a construção estética se vincula ao contexto cultural e linguístico senegalês (CHEHAMI, 2013; MOKWENYE, 1992; KANKWENDA, 2000; MARTY, 1917; NDIAYE, 2015; PANAIT, 2017; LEMOTIEU, 1987; ONYEMELUKWE, 2003; HERZBERGER-FOFANA, 1987).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre o novo e o tradicional: a modernização no Japão do pós-guerra representada em Bom dia (1959)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-24) Oliveira, Thainara Marques Souza de [UNIFESP]; Osman, Samira Adel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1041503754281830O presente estudo visa compreender o processo de modernização do Japão ao estabelecer uma relação entre o que seria considerado moderno e o que seria considerado tradicional no país após a Segunda Guerra Mundial. Para tal, o filme Bom dia (1959) será analisado a fim de evidenciar como a sociedade nipônica foi se modernizando, com alguma influência dos Estados Unidos, e como isso afetou principalmente a vida das pessoas do subúrbio, focando essencialmente na década de 1950, período em que a obra foi produzida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Nacionalismo japonês no pós Segunda Guerra Mundial: tradição, sistema familiar e casamento fantasma em contos da Luga Vaga (1953)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-24) Spindola, Marcelo de Jesus Amaral; Osman, Samira Adel; http://lattes.cnpq.br/1041503754281830; http://lattes.cnpq.br/1625843616212456Este estudo tem como objetivo analisar a obra Contos da Lua Vaga (1953) do diretor Kenji Mizoguchi, a luz de seu contexto histórico. Para tanto, buscaremos primeiramente explanar as condições do Japão pré 1945 para seguir para o pós-guerra, avaliando as rupturas e continuidades políticas, sociais e culturais na ilha. A análise deste filme busca avaliar como o diretor trabalhou com o sistema familiar (sistema Ie) na obra, assim como os preceitos de ancestralidade e comunidade, que sofriam transformações no pós-guerra. Ao representar e propagar um tipo de família e identidade em seu filme, Mizoguchi imaginou a comunidade japonesa, projetando suas possibilidades de futuro em relação modernidade e a Ocupação do Japão pelos estadunidenses (1945-1952). A importância creditada a família e a comunidade aparece também em outro elemento a ser estudado na obra, o ritual Casamento Fantasma, performado em momentos de fatalidade e calamidade. Ao examinarmos o sentido do filme por meio do método da decupagem, procuraremos isolar a narrativa e as construções histórico-imagéticas, comparando-as com documentos extra-fílmicos que colaboram com uma compreensão mais profunda tanto da obra, quanto dos anseios do diretor em relação ao seu tempo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Nove pequenos ensaios de um compromisso ancestral(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Pereira, Maria Eduarda Novais; Garcia, Uirá Felippe; http://lattes.cnpq.br/9007367852204014; https://lattes.cnpq.br/4289855721004492Ao longo desse processo criativo, fui tecendo um território em que o afeto e a tradição ancestral serviram como instrumentos para ressignificar o espaço da memória, que o racismo havia delimitado como local exclusivamente de violência. A partir da reelaboração de trechos da minha vivência, enraizados no universo simbólico trazido por minha família, deixei de ocupar exclusivamente o papel de pesquisadora e assumi a posição de sujeito atuante, imbuído de uma participação ativa nesse processo de reconstrução da narrativa. Assim, revisito por meio da escrita o complexo universo de encruzilhadas que me compõem, volto meu olhar para álbuns de família e para a imagem do racismo, cujos gritos de ordem permeiam e cruzam nossas relações cotidianas. Nos meus escritos, tudo ganha som, cor, imagem e principalmente movimento. A escrita não se apresentou a mim como uma dádiva, mas sim, eu a escolhi como ferramenta de ocupação e resistência, capaz de dar forma às memórias dos saberes tradicionais da minha família, ressignificando o sentido de comunidade, afeto e felicidade. Trago minhas memórias, pois elas constituem o que há de mais valioso e autêntico em mim, mesmo que por muito tempo eu tenha desejado esquecer quem eu era. Assim como uma imagem nunca é igual a outra, meus escritos percorrem um fluxo disruptivo, em que a linearidade se dissolve. Por meio da escrita, esses saberes encontram caminhos para ocupar e subverter o não-lugar, conferindo novos significados à experiência e à resistência. Revisitar e reconstruir minhas memórias como um quebra-cabeça requer não apenas sabedoria e coragem, mas principalmente entender que a culpa não é uma criação minha. Escolhi pela escrita não para validar o conhecimento de meus antepassados ou para comprovar algo à branquitude, mas para me posicionar a partir desse território, reconhecendo que sou, como afirma Dandara Suburbana, um arquivo vivo em movimento. No contexto deste trabalho final, proponho trazer à tona a encruzilhada da qual sou filha - entre, escrita, oralidade, corpo, ancestralidade e religiosidade - apresentando um outro modo de escrita, de tempo e de vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O sadhana em um mundo imediatista: investigação sobre a disciplina contemporânea do yoga(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-20) Mancuzo, Renata Rodrigues [UNIFESP]; Federici, Conrado Augusto Gandara [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3681092599687250; http://lattes.cnpq.br/5490540088512940; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pesquisa investiga os significados e razões motivados por praticantes do método Aṣṭāṅga Yoga na construção de suas práticas diárias, conhecido como sādhana, a partir da escuta nos encontros realizados com os/as voluntários/as que partilharam suas histórias. Contando, ainda, com uma contextualização do que é o método e as ressignificações sobre o Yoga ao ser difundido fora do ambiente da Índia. O estudo teve como objetivo contribuir com as possíveis definições e observações de trajetórias do que é ser um/a praticante na contemporaneidade. Esta é uma pesquisa qualitativa, ancorada em entrevistas narrativas, realizadas por meio de encontros on-line e um presencial com praticantes de Aṣṭāṅga Yoga, que tinham pelo menos quatro anos de prática regular/diária. A partir das narrativas dos sādhakas (praticantes) acerca do engendramento de suas práticas, foram observadas similaridades e singularidades entre os processos, bem como interpretações singulares do significado e sustentação do sādhana.