Navegando por Palavras-chave "Trabalho em Equipe"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Apontamentos e desafios na redução da mortalidade materno infantil no PET-Saúde GraduaSUS(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Fernandes, Amanda Oliveira [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa problematiza o PET-Saúde/GraduaSUS enquanto uma estratégia formativa que coloca estudantes de diferentes cursos trabalhando colaborativamente em serviços diversos, fazendo uma aproximação do estudante com o campo de trabalho. O objetivo dessa pesquisa foi analisar como os diferentes atores envolvidos: alunos, tutores, preceptores e gestores, de três municípios e em duas IES envolvidas, atuaram no enfrentamento de um problema relevante na Baixada Santista que é a elevada taxa de Mortalidade Materno Infantil. Foi realizado um estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo, a partir da leitura de relatórios e diários de campo produzidos e publicizados pelos participantes do projeto. Os relatos apontam que as experiências proporcionadas pelo PET-Saúde/GraduaSUS, na rede de serviços dos municípios possibilitaram a socialização de muitos saberes, colaborando para que os estudantes tivessem mais confiança e se sentissem aptos para estar vivenciando em campo um trabalho interprofissional, participando de reuniões de equipe e de matriciamento com mais segurança e se sentindo aptos para esta prática. As atividades práticas realizadas nos três municípios repercutiram em novos aprendizados e foram essenciais para estimular o raciocínio clínico, provocar discussões entre os estudantes, tutores, preceptores e gestores, incentivar as trocas em sala de aula, ações estas que foram fundamentais no processo formativo e ações para o combate à Mortalidade Materno Infantil.
- ItemEmbargoA prática interprofissional colaborativa no trabalho em equipe no cenário profissional de Terapeutas Ocupacionais que trabalham na área da infância(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-11) Campanha, Ana Julia [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; http://lattes.cnpq.br/5812398004565376; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Prática Interprofissional colaborativa (PIC) em saúde é uma estratégia de trabalho para melhorar os resultados das práticas em saúde em todo o mundo, colaborando positivamente para percepção e eficiência das relações de trabalho em equipe e aos cuidados em saúde, revelando-se como uma proposta de alta importância por reverter o modelo de atenção à saúde hegemônico, aumentando a resolutividade do trabalho em equipe, respeitando a integralidade do indivíduo. Este estudo é um recorte de uma pesquisa de Iniciação Cientifica realizado em 2021, para este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o foco serão os profissionais que trabalham com o público infantil. Desta forma o objetivo desta pesquisa foi compreender a Prática Interprofissional Colaborativa no cotidiano do trabalho das equipes de saúde em diferentes serviços na área da infância. Estudo quali-quantitativo de campo exploratório descritivo. Como método optou-se por utilizar a Escala de Avaliação da Colaboração Interprofissional em Equipe (AITCS II-BR), instrumento diagnóstico elaborado para medir a colaboração interprofissional e perguntas abertas. Participaram deste estudo 13 profissionais Terapeutas Ocupacionais que trabalham em serviços da área da saúde, especificamente na infância, sendo alguns profissionais egressos da UNIFESP campus Baixada Santista e outros profissionais formados em outras instituições de ensino superior. Os resultados do instrumento AITCS II-BR foram analisados usando o mapa comportamental de cores, para tal as médias de cada uma das assertivas foram calculadas. Para a entrevista semiestruturada utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam sobre a importância de uma formação acadêmica voltada para a Educação Interprofissional em Saúde, que as práticas compartilhadas colaboram para o aprendizado do trabalho em equipe e da Prática Interprofissional colaborativa, e que o processo vivenciado durante a graduação com a clínica ampliada reflete diretamente no cuidado integral e centrado na pessoa, família e comunidade. Considerações Finais: Há muitos paradigmas e desafios a serem enfrentados, porém, já é perceptível as mudanças que essa prática faz no dia a dia de quem se propõe a usar ou a trabalhar em equipe interprofissional. Ficando evidente que a sociedade se beneficia de profissionais dispostos a dialogar, comunicar e entrar em um consenso sobre cada caso, sem deixar de lado o olhar centrado nas pessoas, família e comunidade.