Navegando por Palavras-chave "Teaching objects"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A disciplina escolar ciências: o caso da escola raul saddi (1974-2012)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-13) Eloi, Ana Paula Borges [UNIFESP]; Meloni, Reginaldo Alberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6642160633537563; http://lattes.cnpq.br/3091121117829506Por um longo período o âmbito da História da Educação foi formado por documentações escritas. A cultura material escolar participa do processo de ensino-aprendizagem porém, são escassas as pesquisas que analisam as práticas escolares partindo da utilização de artefatos. Quando os pesquisadores se propõem a estudar as práticas escolares são escassos os documentos para realizar as análises então, em diversos momentos só é possível localizar vestígios dessas práticas em artefatos esquecidos nos armários e porões das escolas. As informações das práticas escolares têm se perdido com o passar do tempo e esse é um motivo da urgência em se ter mais estudos sobre esse tema. O objetivo deste trabalho é verificar de que forma os objetos de ensino de ciências participaram da cultura escolar no período de 1974-2012 e tentar entender como se deu a apropriação desses artefatos na escola. O presente trabalho é caracterizado como uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e foi desenvolvido em duas fases: a constituição de uma fonte de pesquisa baseada nos objetos de educação em ciências e a história oral para apoiar os estudos e as análises da relação destes objetos com a memória dos sujeitos e a história da escola. As informações obtidas nas entrevistas foram cruzadas com as documentações localizadas tanto no arquivo escolar quanto fora da instituição. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Raul Saddi localizada no município de Diadema – SP, a instituição atende alunos de Ensino Fundamental I. Ao investigar uma instituição escolar que não faz parte das instituições referências da educação no estado de São Paulo (que pode ser considerada modelo a ser seguido por outras instituições) especialmente tratando-se da temática da cultura escolar, afirma-se que toda instituição pode ser produtora e reprodutora de cultura e que cada escola pode possuir sua própria cultura. Entre os diversos artefatos que a escola possui em seu acervo percebeu-se que os objetos arcada dentária e o torso bissexual foram os que mais marcaram a vida escolar no período analisado. As temáticas centrais discutidas a partir dos objetos foram higiene bucal e o corpo/educação sexual. Identificou-se a partir das práticas escolares envolvendo estes artefatos um processo de apropriação.