Navegando por Palavras-chave "Teaching materials"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Elaboração de vídeos didáticos no ensino de fisiologia vegetal - uma estratégia pedagógica decorrente da pandemia do covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-10) Brunatti, Gabrielle [UNIFESP]; Corete, Aline Andreia Cavalari [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2777892616248032; http://lattes.cnpq.br/2419196743460602Como em muitas profissões, o ensino enfrentou uma ruptura em seu formato estruturante durante período pandêmico (2020/21) em decorrência dos impactos da COVID-19. Esse contexto abrupto levou os professores em todos os níveis da educação buscarem estratégias para solucionar o problema da comunicação e se adaptarem a um modelo totalmente novo de ensino, conhecido como ADE (Atividades Domiciliares Especiais). Isso não foi diferente para os professores universitários. As disciplinas tiveram que ser adaptadas ao modelo remoto com aulas síncronas e assíncronas, acrescido do desafio dos que atuam com disciplinas de natureza prática que necessitam de estruturas laboratoriais e de pesquisas de campo, como são as que envolvem o ensino das Ciências, sendo um exemplo a disciplina de fisiologia vegetal. Tendo em vista a realidade vivida durante este período, e a necessidade da realização de práticas que objetivem gerar um maior engajamento e aproveitamento por parte estudantes universitários, o presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica centralizada na produção de vídeos didáticos que contemplem os conceitos populares sobre plantas, trazendo dúvidas variadas acerca de conceitos especificamente ligados à processos fisiológicos das mesmas, contemplando assim uma forma de divulgação científica e extensão universitária. A partir disso, estabelece parâmetros, a partir de um questionário, validado para o estudo em questão, para analisar qual a correlação entre a elaboração de vídeos didáticos e a aprendizagem na área de estudo, trazendo as análises para diferentes aspectos dentro da proposta, relacionados com a bibliografia correspondente. A partir disto, obtém-se resultados positivos e que vão de encontro aos objetivos iniciais, mostrando que a proposta de fato contribui de diferentes formas ao engajamento e aproveitamento dentro da disciplina em questão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estruturamento de banco de imagens mamográficas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-08) Cordeiro, Natália Monteiro [UNIFESP]; Elias, Simone [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7745925386381770; http://lattes.cnpq.br/8752549854090482Objetivo: Estruturar um banco de imagens mamográficas digitais com objetivo de ensino e pesquisa em saúde, disponibilizado em plataforma online de acesso gratuito. Métodos: Nosso banco de mamografias foi construído em uma plataforma de gerenciamento de imagens médicas e composto a partir da seleção retrospectiva de cem exames realizados pelo Hospital São Paulo - Universidade Federal de São Paulo entre os anos de 2019 e 2023. O projeto tem por premissas segurança, versatilidade e usabilidade e exigiu busca ampla da ferramenta adequada no mercado. Características essas compatíveis com produto disponibilizado pela Ambra Health, empresa americana que desenvolveu software baseado em nuvem e se mostrou como a alternativa ideal. Sua plataforma atende a critérios internacionais de segurança de dados e permitiu a customização criteriosa pretendida, além da possibilidade de associar anexos e realizar anotações compatíveis com estudos em inteligência artificial. Assim, o banco foi organizado de acordo com variáveis diversas. Categorias foram criadas em conformidade com os descritores BI-RADS®, cenários clínicos variáveis e materiais adicionais disponibilizados - e essas categorias foram base para o recurso de pesquisa avançada, que filtra intuitivamente os exames que atenderem simultaneamente aos critérios selecionados. A plataforma foi integrada a um sistema de anonimização automática ao f, garantindo a privacidade dos dados. Após envio, os exames permanecem em área restrita ao administrador para conferência da anonimização, categorização, anotações e manejo de anexos para posterior liberação para o usuário final. Almejando abrangência geográfica, os descritores foram inseridos em inglês americano - respeitando a origem do léxico BI-RADS® - enquanto para a estrutura do site, optou-se por tradução automática para a língua padrão do navegador de acesso. Reforçando a premissa da usabilidade, o sistema é responsivo, ou seja, pode ser acessado em dispositivos móveis. Resultados: Nosso site está ativo e disponível em www.mamografia.unifesp.br com acesso concedido após simples processo de registro. Cem casos anonimizados, 62% com imagens em 3D, podem ser filtrados a partir da combinação de 171 variáveis clínicas e imaginológicas, assim como da disponibilidade de conteúdo anexo. vii O idioma base é adaptável à língua nativa do usuário e as buscas categorizadas podem ser acessadas diretamente do navegador ou ter download em formato de dataset personalizados. Além disso, funcionalidades como salvar buscas específicas ou favoritar exames específicos também estão disponíveis. Conclusão: Construímos banco online e gratuito de mamografias digitais anonimizadas em densa, mas fluida, interface de busca que é compatível com tomossínteses e anexos diversos, permitindo estreita correlação clínica dos casos. Essas características tornam nosso projeto inovador em sua versatilidade: compatível com ampla gama de perfis de usuário e com potencial para atender demandas tanto pedagógicas como
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jogos em meio a materiais didáticos: usos e possibilidades em aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-31) Santos, Marina Montagnini [UNIFESP]; Linardi, Patricia Rosana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0269784660322566; http://lattes.cnpq.br/5850795209629702Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) faz parte de um Projeto FAPESP – Melhoria do Ensino Público denominado Formação Profissional de Professores e Gestão Democrática: uma parceria universidade-escola para a melhoria do ensino público, o qual foi desenvolvido pela UNIFESP, USP e E.E. Raul Saddi - escola campo do projeto. O objetivo deste trabalho foi propor e discutir possibilidades para inserção de alguns jogos em aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Jogos estes que foram proporcionados à escola pelo projeto junto a demais materiais didáticos. Deste modo, através da identificação de todos os jogos dentre os materiais comprados e algumas classificações de acordo com suas características, entrevista com as professoras bolsistas, análises de relatórios e reuniões do projeto, além do estudo de referenciais teóricos, selecionou-se quatro jogos para serem discutidos conforme o objetivo proposto. Observou-se que diferentes concepções sobre os jogos e oportunidades na formação docentes vão influenciar a utilização destes e outros materiais em aulas de matemática. Considerou-se importante então, estudar as possibilidades de uso dos jogos de modo que eles tragam a valorização do trabalho em grupo, registros e problematizações, acreditando que eles unicamente não serão a solução ao ensino de matemática, mas sim uma possibilidade.