Navegando por Palavras-chave "Teaching and learning"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagens de questões sobre a esfericidade da Terra e seu movimento orbital no ensino de Ciências.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-09) Alves, Rodrigo dos Santos [UNIFESP]; Kunzel, Roseli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6662626014913141; http://lattes.cnpq.br/7516312434964366Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica e desenvolver propostas didáticas para entender algumas das metodologias empregadas para determinar a esfericidade da Terra e seu movimento orbital. Para auxiliar no processo ensino-aprendizagem, desenvolvemos propostas didáticas sobre o movimento orbital da Terra, observando a variação do tamanho da sombra de um objeto posicionado em um ponto fixo ao longo do dia. O formato da Terra foi estudado a partir da observação de sombras produzidas por objetos localizados sobre uma superfície plana e sobre uma superfície curva. As propostas desenvolvidas sobre a esfericidade da Terra e o seu movimento orbital têm como objetivo apresentar os conceitos relevantes de forma intuitiva para estimular o interesse dos alunos e contribuir na aprendizagem. As propostas didáticas desenvolvidas são baseadas em estudos publicados na literatura, empregados por vários pensadores para determinar a esfericidade da Terra e investigar seu movimento orbital. Os conceitos abordados estão relacionados à "Terra e Universo" na área de conhecimento de Ciências Naturais e suas Tecnologias da Base Nacional Comum Curricular Brasileira (BNCC). A intenção do presente trabalho é tornar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de física mais significativos a fim de promover uma educação cívica, crítica e reflexiva sobre as leis do mundo e do universo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As Histórias em Quadrinhos nos livros didáticos de matemática: uma proposta de análise(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-24) Silva, Ana Luiza Ribeiro da [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; Bertini, Luciane de Fátima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7883451343333340; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443O presente trabalho tem como tema As Histórias em Quadrinhos nos livros didáticos de matemática: uma proposta de análise e buscou apresentar um estudo sobre seu uso como ferramenta para o ensino da matemática na educação básica. O objetivo principal é analisar as Histórias em Quadrinhos (HQs) presentes em livros didáticos de matemática, levando em consideração a estrutura do gênero e, também, o teórico matemático, para, além disso, pontuar as vantagens do uso desse recurso pedagógico para o processo de ensinoaprendizagem dos alunos. O uso de diferentes metodologias auxilia no trabalho do professor, contribuindo para o desenvolvimento e o pensar crítico do aluno, sendo assim, o uso dos quadrinhos é uma possibilidade que pode contribuir tornando mais prazeroso e rico o processo pedagógico. A escolha deste tema surgiu diante do contexto de rejeição que a matemática está inserida e do interesse em estudar os possíveis motivos para essa recusa, em contrapartida com a atração que esse gênero pode gerar nos alunos, visto que, as HQs vêm, há mais de um século, divertindo, informando e educando seus leitores. Porém, notouse que o recurso didático em questão não apresentou presença significativa nos livros didáticos de matemática selecionados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A prática do futsal no desenvolvimento de atletas de base de futebol(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-24) Bernardo, Felipe Oliveira [UNIFESP]; Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3856113753837921; http://lattes.cnpq.br/4272493382347222; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O futsal e o futebol são jogos coletivos de invasão, com relação de confronto, oposição e princípios de jogo similares, sendo o futsal disputado em um espaço menor do que o futebol, o que, consequentemente, pode vir a propiciar um número maior de ações e estímulos técnicos, táticos e cognitivos provenientes da prática ao comparar-se ao futebol. Objetivo: Identificar qual a influência da prática do futsal nas variáveis técnica, tática e cognitiva no desenvolvimento de atletas de futebol, na visão de treinadores atuantes nesse processo. Método: Trata-se de um estudo de caráter qualitativo descritivo em que participaram treinadores de futsal e futebol que participam do processo de formação de atletas de futsal e futebol, e teve como instrumento uma entrevista semi-estruturada sendo os dados analisados por meio da técnica de análise do conteúdo/análise temática. Resultados: Foram possíveis de serem destacados pontos em comum nas falas dos entrevistados, em especial a recorrente citação sobre o espaço reduzido como promotor do desenvolvimento das variáveis técnica, tática, cognitiva e motora dos atletas de base de futebol. Conclusão: Na visão dos treinadores, o futsal contribui de forma significativa com o desenvolvimento e formação esportiva e integral de atletas de futebol, podendo contribuir com o aprimoramento das variáveis técnicas, táticas e cognitivas, em especial pela prática em espaço reduzido, sendo colaborativo à transferência para o futebol.