Navegando por Palavras-chave "Teacher’s practice"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Concepções de professores da Educação Básica sobre sustentabilidade e educação ambiental(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Costa, Lara Santana Correia [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; Viesba-Garcia, Everton; http://lattes.cnpq.br/0953319823203066; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/1138685062237930Este projeto teve como objetivo compreender as concepções de Educação Ambiental (EA) e Sustentabilidade por parte de professores de Ciências (séries finais do Ensino Fundamental) e de Biologia, Física, Química e Matemática (Ensino Médio) de uma escola da rede pública do município de Diadema. A pesquisa integrou as ações do Observatório de Educação e Sustentabilidade da Unifesp-Diadema (ObES). O projeto, de abordagem qualitativa, utilizou de questionários virtuais para o levantamento de dados com os participantes da pesquisa, além da análise de documentos norteadores. É possível apontar que: os docentes possuem certo conhecimento sobre EA e Sustentabilidade, porém nota-se que estes conhecimentos são abordados especificamente na disciplina de ciências, sempre de forma pontual ou fragmentada devido não possuírem conhecimentos abrangentes sobre a temática, isso pode estar relacionado à formação inicial e continuada dos docentes. Observou-se ainda que a profundidade e a atualidade do conhecimento dos professores sobre o tema, em sua grande maioria, estão próximas a uma visão tradicional, como se a EA fosse apenas mais um conteúdo a ser ensinado e aprendido não como um campo pensante, uma área de transformações individuais e coletivas. Assim, entende-se que a EA deve ser uma das prioridades em cursos de formação de professores, pois o futuro do planeta depende das ações que são tomadas pelo ser humano. E se os professores não tiverem conhecimento da importância desse tema, fica difícil inseri-la em suas práticas pedagógicas, visto que os professores irão entender que a prioridade são apenas os assuntos específicos de sua disciplina, como o caso dos professores de Física e Matemática que precisam dar conta do conteúdo previsto no currículo oficial e muitas vezes não tem tempo, assim não conseguem realizar atividades de forma interdisciplinar, conforme sugerem os PCN’s, Diretrizes de EA e o PNEA.