Navegando por Palavras-chave "Teacher’s in-service training"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cibercultura e educação escolar: estudo de caso de um curso de formação continuada em serviço na aula de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) de uma escola da rede estadual de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-18) Batista, Valter Pedro [UNIFESP]; Pesce, Lucila [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa assume a abordagem metodológica qualitativa de caráter descritivo e é delineada através de um estudo de caso educacional. O objetivo geral da pesquisa é investigar em que medida o curso ―Cibercultura e prática docente‖ contribuiu para o empoderamento dos professores de uma escola da rede estadual de São Paulo, como autores da sua prática docente. A análise busca evidenciar os limites e as possibilidades do curso em tela, para o empoderamento dos sujeitos sociais, envolvidos em uma formação que os situe em uma perspectiva autoral, procurando observar as contradições inerentes ao fenômeno investigado. O marco teórico ergue-se em meio aos seguintes campos conceituais: políticas educacionais e formação de professores no Brasil; educação e cibercultura; formação de professores (com destaque para a formação continuada em serviço in loco); empoderamento (na acepção freireana). No tocante ao método foi desenvolvida a análise documental das ATPC (aulas de trabalho pedagógico coletivo) do curso em tela, a análise estatística descritiva dos dados objetivos oriundos do questionário estruturado e a análise temática de conteúdo dos depoimentos de cinco professores, nas entrevistas semiestruturadas. Os achados da pesquisa confirmam a suposição de que o curso em tela tenha contribuído para o empoderamento dos professores pesquisados, mediante aprimoramento da formação continuada em serviço in loco dos professores, em que tais atores sociais se situem como autores de sua prática docente. Entretanto, restam dois desafios: a) a necessidade de se ampliar a fluência tecnológica dos docentes, bem como a leitura crítica dos estruturantes tecnológicos, percebendo sua potência e suas contradições, no campo da educação; b) ampliar o tempo de formação continuada dos docentes, com o aceno de que tal desafio extrapola o âmbito de ação imediata das unidades escolares, por resvalar as questões afeitas às políticas públicas de formação de professores. Os limites da pesquisa incidem sobre uma das características do estudo de caso: em termos de generalização, poder ser transposto somente a circunstâncias semelhantes. Em convergência com diversos estudos visitados na revisão de literatura, a discussão de resultados da presente pesquisa aponta a necessidade de as políticas públicas de formação continuada de professores da educação básica estabelecerem uma relação mais dialógica com esses profissionais da educação, ao pensar em desenhos didáticos de formação respondentes às demandas dos professores, ao invés de propor desenhos didáticos de formação que se curvam aos ditames dos organismos multilaterais.