Navegando por Palavras-chave "TEA"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma análise documental da política nacional de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma perspectiva do município de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-04) Kaiti, Bianca [UNIFESP]; Silva, Maria Liduina de Oliveira e [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8772472007007461; http://lattes.cnpq.br/2123714238458444; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012, que Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um documento que delimita os direitos dessa população, além de ser utilizado como base para a construção de políticas públicas e efetivação de serviços que abrangem a essa população. Ademais, além da Política Nacional, há também a existência de políticas específicas para as pessoas com TEA focalizadas nos municípios, como é o caso da Lei Ordinária nº 3.280 de 8 de julho de 2016, que institui, no âmbito do município de Santos, políticas públicas para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com autismo. Este documento assegura uma série de direitos para as pessoas com TEA em diversas áreas no município de Santos, como saúde, educação, assistência social, moradia, dentre outras. No entanto, sabe-se do abismo existente entre o que está posto na política e o que é viabilizado de fato, tanto por uma questão de insuficiência de serviços, quanto por falta de recursos humanos e/ou limitações da sociedade civil que acabam por disseminar atitudes que violam esses direitos. Dessa maneira, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizará uma análise documental sobre a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e a Lei ordinária nº 3.280, verificando suas efetivações no âmbito do município de Santos, efetuando também um mapeamento dos serviços existentes para atendimento a essa população tanto de uma forma específica (caracterizada por serviços que atendem somente a essa população), quanto por outros equipamentos que atendem a população em geral, mas que viabilizam direitos específicos das pessoas com TEA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Comunicação não verbal por meio de gestos em crianças com TEA: análise em dois momentos(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Andrade, Helen Barbosa de [Unifesp]; Perissinoto, Jacy [Unifesp]; http://lattes.cnpq.br/6591561982003926; http://lattes.cnpq.br/4081117556526717Os objetivos deste trabalho foram caracterizar a presença e uso de gestos comunicativos espontâneos em crianças com TEA com idade entre 18 e 30 meses, em dois momentos e verificar a relação entre o uso de gestos e as variáveis das crianças. Método:Este estudo é parte de uma pesquisa realizada no Departamento de Fonoaudiologia e no Departamento de Psiquiatria, ambos da Universidade Federal de São Paulo (cep:1120/2019). Foram incluídas 6 crianças (5 meninos e 1 menina) com pontuação maior do que 7 no M-Chat (Modified Checklist for Autism in Toddlers), avaliadas em dois momentos com intervalo de 4 meses. Adotou-se a escala ABC (Autism Behavior Checklist) e a entrevista do modelo SCERTS sobre atenção compartilhada e uso de gestos. Frente ao números de sujeitos da amostra, realizou-se análise descritiva com porcentagens medias de presença, tipo e função gestual em dois momentos, bem como as médias quanto às variáveis idade, sexo, pontuação no ABC. Resultado: No conjunto de casos, as crianças mais velhas mostraram ampliação da presença de gestos ainda que limitada, e os casos com pontuação baixa no ABC, ou seja, menor inabilidade adaptativa, mostraram mais funcionalidade gestual. Embora a amostra seja restrita, foi possível concluir que as crianças da amostra aumentaram a produção e funcionalidade dos gestos após os 4 meses, exceto a criança 6 que não ampliou a variabilidade dos gestos, mas sim sua funcionalidade e as crianças 3 e 4 que, ao contrário, aumentaram a variabilidade de gestos nas mesmas funções que já utilizavam. Conclusão: As avaliações subsequentes desses casos permitiram observar que as crianças mais velhas ampliaram a presença de gestos ainda que em quantidade limitada, e aquelas com pontuação baixa no ABC mostraram mais funcionalidade gestual no segundo momento. O uso mais frequente dos gestos comunicativos espontâneos nos dois momentos foi com a função de protesto. Uma amostra maior permitirá análise estatística e melhor verificação das relações entre a presença, tipo e uso de gestos e características da criança em risco para TEA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias(Universidade São Francisco - USF, 2021) de Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP]; Gonçalves, Raelen Brandino; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979Com base em pesquisas etnográficas em escolas públicas, repartições educacionais e equipamentos de saúde, este artigo aborda crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas públicas da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Questiona o modo como os direitos educacionais são reivindicados. Mostra com exemplos que garantir a presença da criança com TEA tem resultado numa busca por educação escolar que, contraditoriamente, prescinde dela. Reaparece a dicotomia entre educar e cuidar que outrora marcou o universo da educação infantil. É possível reconhecer que a identidade real de cada criança é substituída por uma identidade virtual, a dos laudos que têm sido buscados com intensidade. Categorias de Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Erving Goffman foram usadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de um Inventário de Desempenho Ocupacional para crianças com TEA (6 a 8 anos)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-06) Soares, Leticia Lourenço [UNIFESP]; Zanni, Karina Piccin [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2301401745605695; http://lattes.cnpq.br/7810091895568384; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A associação entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e epilepsia é bastante frequente, sendo apontada a incidência de cerca de 23,5% pela literatura. As patologias atreladas ao TEA têm forte impacto na vida das crianças trazendo dificuldades e possíveis complicações a curto e longo prazo, além de maior probabilidade de dependência e consequente dificuldade em exercer um adequado desempenho ocupacional ao longo da vida. Objetivos: Construir um Inventário de avaliação do Desempenho Ocupacional para crianças de 6 a 8 anos com diagnóstico de TEA e TEA e Epilepsia; desenvolver formulários de caracterização da família e da criança com TEA e TEA e epilepsia; unificar os formulários de caracterização da criança e da família ao Inventário a fim de criar um instrumento que possa colher informações para agregar o diagnóstico, caracterização e intervenção. Metodologia: Os formulários de caracterização pretenderam colher, além do histórico de saúde da criança, características demográficas da criança e da família, tais como idade, gênero, status socioeconômico e nível educacional. A construção dos itens de avaliação do desempenho ocupacional deu-se a partir da revisão de literatura acerca do TEA, epilepsia e a interação entre as duas condições. O Inventário de Desempenho Ocupacional para Crianças com TEA (6 a 8 anos), conta com 7 domínios e totaliza 143 itens em sua primeira versão. Para arguição do Inventário foi necessária a verificação da validade de face e conteúdo (respectivamente cobertura adequada e completa do tema), além da análise semântica em todos os domínios e itens que estão sob investigação no instrumento (STREINER; NORMAN, 2008). Como critério de decisão sobre a pertinência de um item mediante ao traço a que teoricamente se refere deve haver concordância de, pelo menos, 80% entre os juízes (PASQUALI, 1998). Resultados: Seis entre sete domínios (85,7%) foram atestados como compreensíveis para pais/responsáveis, cuidadores, educadores e funcionários de instituições/clínicas. Os 142 itens presentes no Inventário apresentaram 100% ao nível de concordância (relevância para o contexto de TEA, epilepsia e faixa etária), 135 itens (95,1%) apresentaram 100% ao nível de compreensão, enquanto 7 itens (4,9%) foram avaliados como não compreensíveis. Após adequação dos itens de acordo com as exigências metodológicas e critérios do comitê de juízes, 34 itens foram modificados e o Inventário passou a somar 145 itens. Considerações finais: A construção do Inventário pretendeu preencher parte da lacuna literária sobre TEA em comorbidade à epilepsia, trazendo um instrumento para coleta e aferição de dados concretos sobre a incidência da epilepsia em crianças com TEA, além de buscar modos de avaliar de que maneira o TEA pode impactar no desempenho ocupacional de crianças, afetando diretamente no prognóstico e qualidade de vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Investigação da expressão de miRNAs em espermatozoides de pais de pacientes com transtorno do espectro autista (TEA)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-17) Pereira, Marina Beninelli [UNIFESP]; Teixeira, Taiza Stumpp [UNIFESP]; Sato, Alex Yuri Simões [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2944674646021614; http://lattes.cnpq.br/1024329256080770; http://lattes.cnpq.br/3886426165058633O transtorno do espectro autista (TEA) refere-se a um grupo de transtornos do neurodesenvolvimento com um amplo espectro de fenótipos clínicos, caracterizado principalmente por déficits de interação social, comportamentos repetitivos/estereotipados, problemas na percepção, interpretação e elaboração de comunicação verbal e não verbal, além de pouco ou nenhum contato visual. A maior parte das causas conhecidas é genética, porém somente as alterações genéticas não conseguem explicar todos os diversos casos dentro do espectro, tornando importante também a análise das influências ambientais e de fatores epigenéticos. Os miRNAs fazem parte dos mecanismos epigenéticos de controle da expressão gênica, sendo um tipo de sncRNA que atua em RNAm-alvo causando a inibição ou degradação deste. As marcas epigenéticas podem ser transmitidas a gerações seguintes através dos espermatozoides, que apesar do citoplasma escasso, transferem ao embrião grande quantidade de RNAs. O objetivo desta pesquisa é investigar a expressão e associações dos miRNAs tanto in silico a partir de bases de dados já existentes com os miRNAs alvos, quanto em espermatozoides de pais de pacientes TEA buscando relacionar os dados com aqueles obtidos a partir de células sanguíneas e neurônios (derivados in vitro) desses pacientes em dois outros estudos paralelos de nosso grupo. Para isto, foram realizadas análises bioinformáticas em uma série de plataformas para investigar os genes regulados por estes miRNA e as vias biológicas envolvidas, buscando possíveis associações com neurodesenvolvimento celular e TEA. Além disso, pais de pacientes TEA incluídos no estudo mais amplo que está em andamento em nosso grupo foram recrutados. O sêmen desses pais foi colhido, os espermatozoides purificados e submetidos à extração de RNA total e miRNA, para análise posterior da sua expressão por RT-qPCR. As análises bioinformáticas demonstraram forte relação dos miRNAs analisados com genes e as vias biológicas envolvidas com o TEA e o neurodesenvolvimento celular, indicando a influência que a expressão alterada destes miRNAs podem causar nestas vias de interesse. A análise da expressão dos miRNAs dos participantes da pesquisa será finalizada em um projeto posterior, devido a intercorrências no período de realização. Este estudo poderá contribuir para investigações futuras sobre herança epigenética paterna do TEA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Rede de caracterização de alunos do transtorno do espectro autista para docentes da educação básica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Nogueira, Edmille Bragança Carvalho [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/3246940231681306O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo criar uma rede colaborativa de apoio personalizado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), direcionada a professores da educação básica. Essa rede visa potencializar a comunicação entre os docentes e os familiares dos estudantes, contribuindo de forma mais assertiva para o planejamento pedagógico dos alunos com autismo. Propõe-se o desenvolvimento de um protótipo interativo (framework) na forma de um formulário, que permita a triangulação de dados sobre as características dos estudantes a partir das perspectivas de docentes e familiares. Esse formulário visa melhorar a integração dos dados sobre o aluno, permitindo escolhas educacionais mais precisas. Para a elaboração desse material, serão utilizados elementos do design educacional, incluindo gestão de sistemas, design universal, conhecimento em rede, design thinking, gestão em sistemas computacionais educacionais, gestão de projetos e interação humano-computador. A metodologia adotada fundamenta-se na pesquisa aplicada, utilizando o método do Design Thinking, e inclui a coleta de dados por meio de pesquisas em redes sociais, análise de dados estatísticos e revisão de artigos que sustentam os dados coletados.