Navegando por Palavras-chave "Sophocles"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre a Antiguidade e a Modernidade: a recepção da Antígona de Sófocles no teatro espanhol do período da Ditadura Franquista(Universidade Federal de São Paulo, 2020-05-27) Kikuchi, Nayra Mikie Dias [UNIFESP]; Sano, Lucia [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732072E9&tokenCaptchar=03AGdBq27DWyOUFvcgbKklI3f9mPybCrelLUNURVjJA0oSKjEoUn2T1g4NY8SG41zkyDPoG2rHtj_eIxBjqeLuIEcduBLBw8OJ_sRU_wYxyHYn9WHhdhasNfA9O7kHZAc-uL7OD5FDiplXBkVq104ixKFvyUlbPgtAhcyXOLxUhogNNKbtbSaIsR-A_aVME8dVxnXP7Cg2_0A18dqyX4ap_er_l_V8b3jkiUyTuiOjAjT1XWg4VAlZMVJgYZVKCqxu9OJI_-HvSjYcadEyhLoJlblWPZCktkmwXhWpGjMaIiYemffriLLimrj1vlNHur7LLr0lqvV2alrDuxmeyPG_4UELKgchU8BVBCeotL8Ruub0hGu79G7wSjCMHGWQDR0vjSCOjySXbhF6p4m7WWX4_2itjcclBsfU-fp0coZTgU1394gZ7C1oKIJYyyCZvZVl7DTdBJJw40iD; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8219653D8&tokenCaptchar=03AGdBq27-qBG6FSMRji8ovHY48byE_whsWAPc_NiK8s8xGValVMPV_smlyiVZDcsgi7g81O8rhxjgQ2W7Gvu0rAhYruTcsP8AyskS4oMee6-pde175UeOznFJ1AJFaykex8k-JSEFGpP08pdme4MRPPoCZhK9uBGLi6Wny9Njyx74lZPzs6w9qXd_RlM130WdzYwXgb0DZf0HCBO2aqdVftnnCfYiNtseBkbgEgTslWSyVpPyXkLALQ6Uiz7eIVgnRgl4Ve_vKoYdL8VtsT-tC0iED3dXb4X9ZViisJVN9WOEtuUyrX9Cy8NOKhBJGEfx2vuWy6R71Dm1bsZw89QLDou1im5-T8aFavH5A-SjwjIZD8EzNjUnOM_yQb_EUqR1btr6HTuT1QBe9LgyWoNkPZF7WTwk_o-xIhgbv93fgJV8lrVAo5Ah7sxZf0AedzBu7U_84B9-zbTHEsta dissertação se propõe a estudar a construção formal e a representação alegórica da guerra civil em duas recepções da Antígona de Sófocles: Antígona adaptación muy libre de la tragédia de Sófocles (1945), de José María Pemán, e La tumba de Antígona (1967), de María Zambrano, a partir dos temas do fratricídio e do sepultamento. A tragédia sofocleana, ambientada num cenário de pós-guerra civil, tem por cerne a desobediência de Antígona ao édito de Creonte, seu tio e rei, que proíbe o enterro dos inimigos de Tebas, entre os quais se incluía o irmão da protagonista, Polinices, bem como as ações dessa heroína trágica ao padecer das consequências de sua rebeldia. Assim, considerando os conceitos propostos pela teoria da recepção e seus desdobramentos no âmbito dos Estudos Clássicos, nos interessa analisar os pontos de contato entre a fonte clássica e suas releituras modernas.