Navegando por Palavras-chave "Sinais e Sintomas"
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- ItemSomente MetadadadosAvaliacao psicopatologica de sintomas do Transtorno Bipolar na infancia e adolescencia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Pan, Pedro Mario [UNIFESP]Objetivo: a fenomenologia do transtorno bipolar na infancia e adolescencia e um topico de intenso debate para clinicos e pesquisadores. Nao existem criterios diagnosticos especificos para essa populacao nas classificacoes atuais, e a diferenciacao entre sintomas psicopatologicos do transtorno bipolar e comportamentos esperados para a idade pode ser dificil, principalmente quando sao considerados os sintomas de Mania. O objetivo principal deste estudo foi investigar a distribuicao de sintomas de Mania em uma amostra comunitaria de criancas e adolescentes atraves da analise de estruturas latentes de sintomas. A validade dos constructos latentes identificados foi avaliada atraves da associacao com medidas de impacto psicossocial e historia familiar de psicopatologia. Metodo: a amostra inicial foi composta por 2512 criancas de 6 a 12 anos. A partir do relato dos pais, 479 (19.1%) individuos responderam positivamente a pergunta de rastreio sobre episodios de elevacao anormal do humor e completaram a secao detalhada que abordava 26 sintomas de Mania. Analise Fatorial Confirmatoria avaliou a aderencia dos dados da amostra a uma estrutura de duas dimensoes de sintomas previamente relatada: a dimensao oUnder-controlo e a dimensao oExuberanto. Teoria de Resposta ao Item investigou a habilidade de discriminar gravidade e frequencia de cada sintoma avaliado. Analise de Classes Latentes identificou grupos de individuos de acordo com a frequencia reportada dos sintomas de Mania. Foram entao avaliadas as associacoes entre os constructos latentes descritos e: (1) co-morbidades psiquiatricas, (2) impacto psicossocial e (3) historia familiar de psicopatologia. Resultados: as dimensoes oUnder-controlo e oExuberanto foram confirmadas em nossa amostra. Atraves da Teoria de Resposta ao Item, foi identificado que os sintomas da dimensao oUnder-controlo tem uma maior capacidade de discriminar as manifestacoes mais graves de sintomas de Mania. Por outro lado, a dimensao oExuberanto foi capaz de discriminar a variancia relacionada as manifestacoes menos graves. O impacto dos sintomas de Mania no funcionamento psicossocial dos individuos foi demonstrado, e a dimensao oUnder-controlo mostrou-se uma preditora estatisticamente significante de impacto funcional mesmo apos o controle de potenciais confundidores, como transtornos psiquiatricos co-morbidos. A relacao entre os constructos latentes de sintomas de Mania e a historia familiar de psicopatologia foi determinada pela primeira vez na literatura. A dimensao oUnder-controlo foi associada a historia familiar de transtornos de humor (Depressao e Mania) e tentativas de suicidio. Ainda, individuos da classe latente mais gravemente comprometida apresentaram uma prevalencia elevada de historia familiar de transtornos de humor, comparavel a amostras clinicas de Transtorno Bipolar. Conclusoes: a estrutura dimensional de sintomas de Mania foi confirmada e, pela primeira vez, sua associacao com historia familiar de transtornos de humor foi demonstrada. Estudos longitudinais com populacoes em risco sao necessarios, pois podem determinar a validade dos constructos latentes propostos como preditores para a transicao entre manifestacoes subclinicas e o diagnostico clinico de Transtorno Bipolar
- ItemSomente MetadadadosDeslocamento anterior do disco da articulação temporomandibular: sinais e sintomas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Ariano, Laura Maria Piva Nicoletti [UNIFESP]; Guimarães, Antônio Sérgio [UNIFESP]Objetivos: Os objetivos deste trabalho foram: avaliar a relacao entre sinais e sintomas e os deslocamentos dos discos da ATM, compatibilidade da avaliacao por imagem e por necropsia, e, a existencia de uma evolucao natural da afeccao. Metodos: O metodo utilizado foi a pesquisa da literatura, utilizando as bases de dados Medline, PubMed, Web o f Science, Lilacs, BBO e os unitermos: clinical diagnostic criteria and TMD, temporomandibular joint disc, articular disc disorders classification, classification diagnostic temporomandibular disorders, classification disorders temporomandibular joint, disc deslocation and TMJ, disc displacement and TMJ, diagnostico clinico de DTM, desordens do disco articular, classificacao das DTM. Foi realizada tambem a pesquisa manual em capitulos de livros e na bibliografia dos trabalhos selecionados. Foram incluidos os artigos com estudos em seres humanos, inclusive estudos em especimes anatomicos obtidos em necropsia, escritos nas linguas portuguesa e inglesa. Resultados e Discussao: Os trabalhos selecionados mostraram que nao ha condicoes para uma analise baseada em evidencias, pois as investigacoes possuem defiCiências quanto aos controles, nao sao randomizadas, nao especificam os criterios de inclusao e exclusao, a metodologia da avaliacao clinica nao e sistematizada, entre outros. Por outro lado, a pratica clinica envolvendo anamnese e exame, sao os principais instrumentos para o diagnostico dos deslocamentos do disco articular e seus tipos, sendo a IRM e o exame necroscopico, considerados o padrao ouro para confirmacao. Conclusoes: O presente estudo concluiu que o diagnostico clinico de deslocamento do disco articular com reducao e sem reducao, tem sido realizado pelos autores atraves da avaliacao clinica, tendo em vista as diferencas nos sons articulares, na dinamica articular e dor. A metodologia das investigacoes analisadas nao permite uma conclusao baseada em evidencias. A sensibilidade e especificidade da avaliacao clinica foram consideradas baixas, mas a anamnese e exame clinico sao os principais meios diagnosticos. Ha indicios que pode haver uma evolucao nas desordens do disco, iniciando com DDCR, seguindo para DDSR e dai para alteracoes degenerativas
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino da semiologia médica no estado do Rio de Janeiro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Midão, Claudia Martins de Vasconcellos [UNIFESP]; Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A importância da Semiologia na formação do médico é ressaltada nas novas diretrizes curriculares, uma vez que aborda aspectos essenciais como a anamnese e o exame físico, associados à relação médico-paciente e formação ética. O objetivo desta pesquisa foi analisar o ensino da Disciplina de Semiologia nos Cursos de Medicina das Escolas do Estado do Rio de Janeiro. Foram analisados 14 cursos de graduação (11 privados e 4 públicos). Nesta pesquisa exploratória, construída a partir de abordagem quantitativa e qualitativa, os dados foram obtidos através de análise documental, aplicação de formulário e realização de entrevista semi-estruturada com os 18 coordenadores/responsáveis pela disciplina. Alguns traços do perfil dos docentes evidenciaram que a totalidade realizou formação lato sensu e a maior parte dos docentes são mestres e doutores, enquanto a formação pedagógica ainda é deficitária. Os atributos do bom professor, na óptica dos coordenadores, estão focados na formação generalista, atualização dos conhecimentos específicos da área, domínios das habilidades e procedimentos semiotécnicos, comunicação, postura ética e humanista e amor pela docência. A semiologia, articulada com outras disciplinas, é considerada fundamental na formação médica e representa o marco na entrada no ciclo profissionalizante. Na análise dos programas observou-se que os objetivos e conteúdos programáticos são semelhantes, entretanto a denominação da disciplina e a carga horária são diversas. As estratégias de ensino-aprendizagem, recursos didáticos e avaliação também mostram especificidades segundo a instituição. A padronização no ensino da prática semiotécnica foi considerada uma das principais dificuldades, além da disponibilidade de cenários de aprendizagem e da integração entre assistência, docência e pesquisa, sendo que não existe consenso entre os coordenadores sobre a inserção do aluno no SUS. Cremos que esta pesquisa pode contribuir na compreensão e na valorização do ensino da Semiologia Médica na formação do profissional e estimular novas produções científicas relacionadas com este processo de ensino-aprendizagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino da Semiologia nas escolas médicas do Estado do Rio de Janeiro(Associação Brasileira de Educação Médica, 2010-09-01) Midão, Claudia M. de Vasconcellos; Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]; Faculdade de Medicina de Petrópolis; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In order to describe the teaching of the Medical Semiology the State of Rio de Janeiro, we studied 14 undergraduate medical courses (11 private and 3 public). Using a quantitative and qualitative approach, data were obtained through document analysis of teaching programs, application of a form, and interviews with course coordinators. The objectives and contents of the Medical Semiology were similar between different medical schools, although they adopted different names, positions in the curriculum, and course load. The teaching-learning strategies, didactic resources, and grading or evaluation were also specific to each institution. One of the main difficulties was lack of standardization of practical teaching in basic clinical skills like medical interviews and physical examination, along with the lack of available learning scenarios and lack of integration between teaching, patient care, and research.
- ItemSomente MetadadadosPrevalencia da doenca celiaca em candidatos a doadores de sangue em São Paulo - Brasil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Oliveira, Ricardo Palmero [UNIFESP]