Navegando por Palavras-chave "Selfefficacy"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepção pública da ciência de alunos recém ingressantes em uma universidade brasileira(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-05) Lúcio , Felipe Almeida [UNIFESP]; Aleme, Helga Gabriela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3534671658166290; http://lattes.cnpq.br/0466927756724344A ciência é um dos pilares para o desenvolvimento da sociedade nas mais diversas áreas, por isso, conhecer a percepção da ciência de determinada parcela da população pode contribuir para a correção de erros conceituais muitas vezes oriundo do senso comum. Este tipo de estudo pode também contribuir para a melhoria das aulas de ciência, além de poder estimular o interesse dos jovens e adolescentes em carreias cientificas. Neste contexto, a finalidade desta pesquisa foi conhecer a percepção pública da ciência de uma população específica: recém integrantes de uma universidade pública brasileira. Este público possui certa afinidade sobre assunto pois foram aprovados para cursos que envolvem conhecimento de Ciências. A metodologia utilizada para o levantamento de dados foram questionários do tipo survey, onde as questões envolveram temas como visões de Ciências, minhas aulas de Ciências, autoeficácia, credibilidade em C&T, curso, sexo e renda. A partir da coleta, os dados obtidos foram analisados usando ferramentas estatísticas como Análise de Componentes Principais (ACP) para redução dimensional das variáveis, alpha de Cronbach para avaliar o grau de fiabilidade dos resultados. Outras análises envolveram relações bivariadas, regressões lineares e múltiplas e, por fim, a análise de moderação entre os índices obtidos. Diante desse cenário, o trabalho trouxe correlações de modelos de moderação, exemplificando situações de como as aulas de ciência contribuem para o olhar crítico do aluno, melhorando sua relação com o meio ambiente e estimulando os jovens para o seguimento em profissões da área científica. Além de contrastar os resultados da pesquisa de percepção pública com a realidade socioeconômicas dos entrevistados, que se mostrou ser um fator determinante diante dos resultados obtidos. Com isso, o presente trabalho trata de temas como a importância das pesquisas de percepção pública no desenvolvimento de políticas públicas, no aperfeiçoamento das aulas de ciências ofertadas para os alunos a nível de ensino fundamental e médio, além relacionar fatores que podem contribuir para o maior interesse dos jovens pelas carreiras cientificas.