Navegando por Palavras-chave "Santos/SP"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11: ações de transporte para o desenvolvimento sustentável em Santos/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-07) Caires, Adriana Valim [UNIFESP]; Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0865792662046289; http://lattes.cnpq.br/6496509936205268; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Numa tendência global, a zona costeira brasileira é também local de atração da população e de diversas atividades econômicas. Nesse cenário, pressões socioeconômicas como o acelerado e desordenado processo de urbanização podem impactar a qualidade de vida da população pela ausência de planejamento das atividades antrópicas, comprometendo áreas como o transporte. A viabilidade das atividades econômicas e a mobilidade das pessoas em cidades costeiras demandam infraestrutura de transporte, e, a conexão do continente com a costa se torna uma necessidade fundamental para os municípios. O planejamento urbano convencional tem gerado problemas e as cidades buscam políticas para sustentar a mobilidade urbana por meio de ações voltadas à melhoria e utilizam indicadores para avaliar a evolução de diversos aspectos relacionados à qualidade de vida, mobilidade urbana e qualidade ambiental. Assim, o estudo realizado foi exploratório por proporcionar maior familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito por meio de um estudo de caso único na cidade de Santos, que é a cidade litorânea com a mais elevada densidade demográfica do Brasil, com abordagem qualitativa. A pesquisa teve o objetivo avaliar a sustentabilidade da cidade através da verificação das discussões dos assuntos de transporte do município frente à evolução da meta do desenvolvimento sustentável 11.2 para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Os dados utilizados foram atas de reuniões da Comissão Municipal de Transportes de Santos (CMTS) para verificar a relação dos assuntos das pautas com a meta 11.2, a correlação com os planos de mobilidade urbana e os desafios da cidade. Na análise do conteúdo foi possível identificar a presença de temas nos documentos envolvendo a meta do ODS 11 e o Plano de Mobilidade de Santos. Os resultados evidenciaram ausência do segmento de transporte de carga nos assuntos, as discussões de transporte não contribuíram para o evolução do desenvolvimento sustentável dos demais ODS, as dimensões ambiental e econômica não foram identificadas, o plano de mobilidade da cidade foi discutido e avaliado pela Comissão e os desafios da cidade para o desenvolvimento sustentável no transporte foram a sazonalidade de cargas e turistas, investimentos, congestionamento pelo aumento da frota de veículos, dimensão ambiental e questões econômicas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Que fenômenos meteorológicos contribuíram com os extremos de maré alta em Santos/SP durante o verão de 2018?(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-09) Kodama, Hanna Tiharu [UNIFESP]; Silva, Gyrlene Aparecida Mendes da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1751745022740339; http://lattes.cnpq.br/8092207924455917; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O vento é uma das forçantes que elevam o nível do mar devido empilhamento pelo Transporte de Ekman que é intensificado quanto maior a velocidade do escoamento e sua persistência sobre águas mais rasas. Estudos mostraram que em Santos/SP as sobre-elevações extremas do nível do mar por forçantes atmosféricas como o vento, são menos frequentes no verão em relação às outras estações. Porém, a ocorrência anômala dos eventos pode ter colaborado com problemas socioambientais, como por exemplo, os alagamentos registrados pela Defesa Civil de Santos/SP no verão de 2018. Assim, o objetivo do estudo foi analisar os eventos de sobre-elevação extrema do nível do mar no verão de 2018 (Dez-Jan-Fev), com foco na caracterização da evolução sinótica anômala dos fenômenos meteorológicos que contribuíram com as ocorrências acima dos 2 desvios-padrão da sua climatologia. Para a obtenção das sobre-elevações do mais relacionadas à forçante atmosférica por ventos, foi utilizado o filtro Lanczos passa-baixa. A sazonalidade foi removida de todas as variáveis. Foram analisados os gráficos de distribuição de frequência e evolução temporal das anomalias de nível do mar e, para as variáveis atmosféricas e de Temperatura da Superfície do Mar (TSM), foram feitas composições de anomalias médias para os dias de extremos e dois dias anteriores pela técnica de composição. O limiar 2 desvios-padrão foi de +0,066 m e os eventos extremos do verão de 2018 ocorreram do dia 11 ao 22 de fevereiro. Anomalamente desde os 2 dias anteriores e durante os extremos, a Alta Subtropical do Atlântico Sul se posicionou à sudeste em relação a sua climatologia e favoreceu a passagem de sistemas transientes de ciclone e anticiclones anômalos no domínio de estudo. Na periferia de interação entre esses sistemas, os ventos intensos confluíram de sul e sudoeste na costa sudeste do Brasil, influenciando o litoral de Santos/SP. Em resposta ao vento se observou o enfraquecimento da ressurgência climatológica desde a região do Cabo-Frio/RJ, associado com TSM mais quente, favorecendo o empilhamento na Cidade de Santos/SP.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Santos como zoom city: ser cidade costeira é um benefício para o home office(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-26) Santos, Bianca Karoline Borges dos [UNIFESP]; Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0865792662046289; http://lattes.cnpq.br/2090771435071916; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Um novo estilo de vida e de trabalho cresceu e se popularizou no período pós pandemia da covid 19, é o trabalho home office. O termo é usado para se referir a uma modalidade de trabalho, onde as pessoas trabalham a partir de casa. Este estudo tem como objetivo analisar os benefícios que as cidades costeiras do litoral de São Paulo, com foco especial em Santos/SP, proporcionam às pessoas que trabalham home office, em busca de uma qualidade maior de vida e bem-estar. Explorou-se as motivações desses indivíduos e a maneira como buscam viabilizar essa morada, onde o trabalho é supostamente mais livre. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica que evidenciaram que Santos/SP é uma cidade que traz benefícios para o home office podendo ser considerada uma Zoom City. Devido ao aumento da busca de locais que proporcionam bem-estar, além da relação com o mar. As cidades costeiras do litoral de São Paulo influenciam e desenvolvem um estilo de vida próprio.