Navegando por Palavras-chave "Saúde Ambiental"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosAvaliação de danos citogenéticos em mucosa bucal de moradores do estuário de São Vicente - SP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-27) Santana, Maria Esther Suarez Alpire [UNIFESP]; Ribeiro, Daniel Araki [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Present study aimed to evaluate possible cytotoxic, genotoxic and mutagenic effects caused by environmental exposure in residents of the submodal cluster of the Middle Channel, known as Mexico 70, in the neighborhood of Vila Margarida in the city of São Vicente - SP. The study is a case-control study. The experimental group consisted of 38 people living in this area and 38 people in the control group, matched for age, sex, absence of disease, and non-smokers. All participants were further divided into two subgroups: adults (n = 18) aged 18-48 years; and children (n = 20) from 7 months to 15 years. Samples of buccal mucosa were collected to perform the micronucleus test. In the adults, peripheral blood samples were also collected for the comet assay. There was a significant difference in the frequency of micronuclei, and an increase in genotoxicity indicating that the inhabitants of the region are in contact with substances that affect genetic stability. In the infantile group, this frequency was higher, which is related to the unique vulnerability pattern of this group in relation to adults when they are exposed to several contaminants. There was no significant difference in relation to cytotoxicity for all groups and subgroups evaluated. In short, the results demonstrate that pollution associated with vulnerability conditions can generate genomic instability in humans.
- ItemSomente MetadadadosEstudo da atuacao da vigilancia em Saúde sobre os impactos dos agrotoxicos na Saúde e no ambiente em municipios do estado de Mato Grosso(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Nasrala Neto, Elias [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepção do ruído em alunos de uma universidade pública de São Paulo durante as atividade remotas de ensino(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Inocêncio, Letícia Moraes [UNIFESP]; Fiorini, Ana Claudia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7734716272173098; http://lattes.cnpq.br/9523928042447524Introdução. O ruído ambiental, também conhecido como poluição sonora, representa riscos à saúde da população. Apesar dos efeitos auditivos da exposição serem enfatizados na maioria dos estudos, existem evidências científicas de que o ruído pode ocasionar diferentes respostas fisiológicas e psicológicas, de forma direta ou indireta. Soundscape ou Paisagem Sonora é uma área de pesquisa sobre o ambiente acústico em geral, com ênfase nos fenômenos perceptivos em que o indivíduo e/ou a sociedade estão inseridos. Desta forma, o impacto da poluição sonora na saúde da população merece a atenção de pesquisadores e deve ser considerado como um problema de saúde pública. Objetivo. Avaliar a percepção de ruído por alunos de uma Universidade Pública de São Paulo durante as atividades remotas de ensino. Método. Estudo epidemiológico do tipo transversal de inquérito em estudantes de uma Universidade Pública. O procedimento incluiu aplicação de questionário online para avaliar as percepções do ruído ambiental durante as atividades acadêmicas remotas e as queixas de saúde de estudantes. Resultados: Predominância do sexo feminino, média de idade de 22,8 anos e a maioria residente do município de São Paulo. A metade da amostra (n=62 – 50%) referiu barulho como o aspecto que mais desagrada na vizinhança e o lugar da casa referido como pior em relação ao barulho foi o quarto. Do total, 24,2% (n=30) dos entrevistados referiram que sempre escutam barulhos em casa e a maioria mencionou que o barulho atrapalha (n=113 – 91,1%). Do total, 83 (66,90%) referiram que das 7h às 19h é o período do dia em que o barulho está pior sendo que o barulho citado como mais escutado foi barulhos de vizinhos (n=87, 70,2 %). Os estudantes pontuaram que o barulho pode prejudicar no dia-dia, distraindo nos momentos de estudo 95 (76,6%), enquanto 47 (37,9%) citaram que este afeta o sono. A maioria dos entrevistados assinalaram como cerca de 80% o nível de perturbação ou irritabilidade com ruído. Distração (n=92 – 74,4%), estresse (n=74 – 59,7%) e falta de eficiência no trabalho e/ou estudo (n=79 – 63,7%), prejuízo no raciocínio n=78 – 62,9%) foram os efeitos causados pelo ruído no dia-dia mais citados entre os entrevistados. Conclusão: Os aspectos que mais desagradam no local de moradia são os barulhos principalmente provenientes da vizinhança e a localização distante do local de estudo. Os barulhos mais ouvidos dentro da moradia foram: barulhos de vizinhos tráfego de veículos e latidos e/ou barulho de animais domésticos. Em geral, os estudantes se incomodam muito com o barulho e citaram muitos efeitos negativos que prejudicam o desempenho durante as atividades de ensino, tais como: distração, estresse, falta de eficiência no estudo, prejuízo no raciocínio e falta de concentração.