Navegando por Palavras-chave "SAEB"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Silva, Daniel Vieira da; Minhoto, Maria Angélica Pedra; Dias, André Luiz Vieira; http://lattes.cnpq.br/0089874187263445; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; https://lattes.cnpq.br/0331120748424108A violência praticada por estudantes contra professores é uma ação, cuja tentativa de compreensão, pode ser definida a partir da investigação de variáveis contextuais que influenciam a exposição à violência no ambiente escolar. Um recorte da violência definido por meio da agressão física e psicológica direcionada ao corpo docente, tratada nesta pesquisa como uma expressão da violência social. E mesmo com suas especificidades, a escola é uma instituição que faz parte de uma estrutura social, histórica e constituída sob condições objetivas e materiais, sustentadas e relacionadas com a subjetividade de indivíduos. O objetivo principal dessa pesquisa está concentrado na análise de dados, fornecidos por professores do Ensino Médio da Rede Estadual, preenchidos no questionário aplicado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB 2019, sobre violência. O referencial teórico utilizado na observação e discussão dos resultados está baseado principalmente em T. W. Adorno, uma contribuição para o tema, principalmente na relação entre educação e violência. Sendo as principais obras utilizadas: Educação e Emancipação e Dialética do Esclarecimento; a primeira de Adorno e a segunda, do mesmo autor, elaborada em coautoria com Max Horkheimer. Por fim, a importância de se pesquisar a violência nas escolas brasileiras, justifica-se por ser um problema confirmado pelo SAEB 2019 e já apontada em anos anteriores. É fundamental entender as variáveis que contribuem essa prática, a fim, de se evitar que essa violência aconteça.