Navegando por Palavras-chave "São Paulo (Estado)"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Histórias da (i) migração(Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2013) Paiva, Odair da Cruz [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/0579359295517355Histórias da (I)migração retoma algumas das reflexões que Odair Paiva desenvolveu e publicou durante sua trajetória profissional, acadêmica e de pesquisa, quando atuou no Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI), da Universidade de São Paulo, no Memorial do Imigrante (atual Museu da Imigração) e no Núcleo de Estudos de População (NEPO) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O autor analisa a migração, a imigração, os diferentes migrantes e imigrantes na formação da sociedade paulista entre o final do século XIX e o início do século XXI. Busca apontar um equilíbrio entre fatores político-econômicos e os sonhos e utopias que incitam os sujeitos e grupos sociais a se deslocarem. Traz também as transformações ocorridas no território urbano da cidade de São Paulo, as formas de sobrevivência encontradas pelos migrantes e imigrantes, bem como as migrações contemporâneas, referenciando-as ao contexto escolar e ao espaço urbano atual. Esperamos atingir um público amplo de professores, escolas, bibliotecas e estudiosos da História, contribuindo, assim, com a essencial tarefa de um Arquivo: preservar e difundir a memória pública.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Migrações Internacionais para o Brasil: representações [1947-1978](Appris, 2020) Paiva, Odair da Cruz [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/0579359295517355Este livro é resultado de pesquisa de pós-doutoramento realizada no Núcleo de Estudos de População (NEPO-UNICAMP) sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Silvia C. Beozzo Bassanezi (Nepo – Unicamp). Trata-se de um levantamento de bibliográfico no qual faço um balanço de 95 obras que abordam o tema das migrações internacionais para o Brasil no período entre 1947-1978. Tal análise está dividida em dois momentos: no primeiro, há uma breve introdução dos dados gerais desse conjunto de obras, como a distribuição da produção dos trabalhos em cada década e breves considerações sobre as obras analisadas em cada período. No segundo momento, em “Representações”, analiso a produção bibliográfica tendo a ordem cronológica como critério geral. As obras estão organizadas e agrupadas de acordo com a década em que foram publicadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Política de Colonização em São Paulo (1890-1945). Núcleos Coloniais e Áreas de Colonização: subsídios à grande propriedade(Universidade Católica de Pelotas - Programa de Mestrado em Política Social, 2008-12) Paiva, Odair da Cruz [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/0579359295517355A política de colonização, efetivada pelo governo paulista a partir do advento da República, teve como norte a fundação de Núcleos Coloniais e Áreas de Colonização em várias regiões do Estado. Instalados em áreas onde se desenvolveram culturas voltadas para a exportação como a cafeicultura e a bananicultura, os pequenos produtores, foram subalternizados aos interesses dos grandes produtores. No plano do discurso oficial, Núcleos Coloniais e Áreas de Colonização apresentavam-se como possibilidade concreta de fomento à pequena propriedade; entretanto, revelaram-se, na maioria dos casos, como reserva de mão-de-obra ou como frente pioneira para posterior expansão de culturas de exportação. A política de colonização constituiu-se num dos instrumentos da gestão conservadora sobre o território na medida em que manteve intocada, em grande medida, a estrutura do latifúndio e os interesses agro-exportadores. A reflexão sobre este tema expressa um dos muitos impasses da atual realidade fundiária do Estado de São Paulo e pode elucidar elementos para a compreensão dos dilemas dos movimentos sociais no campo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Retábulos Paulistas: O hibridismo na Talha do século XIX(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Bredariol, Fernanda; Pereira, André Luiz Tavares; http://lattes.cnpq.br/3578054160006027; http://lattes.cnpq.br/6416282804236697A pesquisa analisa a talha religiosa nos retábulos do século XIX em São Paulo, com foco no hibridismo entre o rococó e o neoclássico. Questiona-se como os elementos formais e estilísticos se misturam nos retábulos, estacando a influência das relações culturais e territoriais na produção artística da época. Também discute as diferentes abordagens do termo hibridismo na análise dos retábulos e da história da arte. Os estudos de caso são realizados nas Igrejas de Nossa Senhora da Boa Morte e Assumpção, em Limeira, Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Campinas e Capela São João de Deus, em Itu, onde são analisados os elementos ornamentais e suas interligações culturais dentro e fora de São Paulo. O objetivo é compreender o fenômeno do hibridismo como um processo de adaptação dos modelos artísticos dentro da tradição brasileira.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A violação dos direitos do povo Kaingang no estado paulista durante a ditadura militar brasileira(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-13) Azevedo, Giovana da Silva [UNIFESP]; Plens, Cláudia Regina; http://lattes.cnpq.br/2142424336909827; http://lattes.cnpq.br/5934943134410549A História indígena brasileira está presente com maior destaque dentro das discussões acadêmicas e pouco difundida na sociedade. Pretende-se com esta pesquisa uma contribuição para a trajetória do povo Kaingang e reflexões sobre a questão dos direitos humanos durante a ditadura militar. Um período conturbado da história contemporânea brasileira, marcado por um governo repressivo, responsável pela suspensão de direitos básicos da população, além de torturas, caças aos que possuíam opiniões divergentes, censura e repressão da imprensa e ataques diretos às pessoas marginalizadas na sociedade. Busca-se, assim, tratar dos indígenas Kaingang no estado de São Paulo durante a ditadura militar, pouco abordados pela historiografia, uma vez que foram retidos ao contexto do início do século XX, apenas lembrados no momento mais grave da destruição de suas terras.