Navegando por Palavras-chave "Revisão da Literatura"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do ciclo de vida de baterias íon-lítio(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-28) Marcos de Oliveira Filho, Cleber; Oliveira de Souza Dias, Marina; http://lattes.cnpq.br/1040073160928250; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=B064C4135865084EAF7D3BEE0077726D#Desde o advento da revolução industrial na Inglaterra no final do século XVIII, o crescimento econômico e, consequentemente, o aumento da qualidade de vida da população tornaram-se diretamente dependentes do grau de industrialização. Desde então, as modificações antrópicas na biosfera têm se intensificado agressivamente com a intenção de sustentarem esse novo modelo de desenvolvimento humano e econômico. Paralelamente, em decorrência dessas próprias alterações, o mundo vem testemunhando mudanças climáticas anormais em todo o planeta, além de um rápido aumento da temperatura média global. Caso os impactos da ação humana não sejam imediatamente atenuados, é estimado que até o final do século XXI as mudanças se tornem irreversíveis, o que resultaria em grandes riscos para toda a espécie humana. Em vista disso, vários governos vêm se comprometendo em reduzir a zero suas emissões de gases causadores do efeito estufa, em especial o dióxido de carbono, até 2050. A fim de realizar rapidamente a descarbonização da economia global, a eletrificação dos meios de produção e transporte vem se consolidando como uma alternativa viável. Por essa razão, a necessidade por baterias de alto rendimento tem crescido em vários setores da indústria. No entanto, apesar dessas baterias serem tidas como uma alternativa para reduzir os futuros impactos ambientais, ainda não há um entendimento amplo sobre os possíveis efeitos negativos de sua produção, uso e reciclagem. Diante disso, o objetivo deste trabalho é levantar informações sobre os impactos ambientais oriundos do ciclo de vida das baterias de íon-lítio, em especial o potencial de aquecimento global, por meio de uma revisão da literatura de estudos envolvendo a análise de ciclo de vida (ACV) de baterias de íon-lítio, com o intuito de identificar possíveis pontos que poderiam limitar ou anular o potencial das baterias como opção adequada para a redução da aceleração das mudanças climáticas. Além disso, é discutido como as diferenças metodológicas dos estudos abordados afetaram seus resultados, e possivelmente a sua comparabilidade. Por meio dos trabalhos discutidos, apesar de suas diferenças metodológicas, foi verificado que as baterias de íon-lítio são uma opção adequada para a substituição dos veículos dependentes de combustíveis fósseis com o intuito de reduzir as emissões de gases do efeito estufa.