Navegando por Palavras-chave "Resolução de problemas"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Grafos: teoria, aplicação e seu uso na educação(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-01) Damaceno, Brenda Elesbão Cardoso [UNIFESP]; Teles, Renato de Sá [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2218500317192746; http://lattes.cnpq.br/7405271877565910Neste trabalho, pretende-se fazer um estudo investigativo sobre a teoria dos grafos e de alguns problemas relacionados a mesma, podendo ser abordados em atividades de ensino de matemática. Discutiremos brevemente os seus aspectos históricos, algumas de suas aplicações no cotidiano e o seu uso e aplicação no ensino de matemática, principalmente quando utilizado na resolução de problemas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Orientações de livros didáticos para professores sobre resolução de problemas em matemática(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-25) Motizuki, Izabel Tiemy Zettler [UNIFESP]; Morais, Rosilda dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408Este Trabalho de Conclusão de Curso visa analisar as orientações para professores em livros didáticos. Para a análise, serão considerados os documentos referentes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e um coleção pautada nesse documento, avaliada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Buscaremos responder a seguinte interrogação: como orientações sobre resolução de problemas dessa matriz são transformadas por autores de livros didáticos em proposições teóricas para o trabalho do professor que ensina matemática? Qual a natureza dessas orientações? Constituem-se, elas, em saberes profissionais do professor que ensina matemática? A pesquisa objetiva caracterizar tais orientações em termos de um saber profissional ou um recurso matemático. A hipótese teórica de pesquisa considera que a resolução de problemas tenha sido trabalhada como um recurso didático em vez de um saber profissional docente. A pesquisa irá confirmar ou refutar tal hipótese.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática: o caso da resolução de problemas(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-02) Lucas, Jessica Ramos [UNIFESP]; Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7883451343333340; http://lattes.cnpq.br/2165854955415323Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal a investigação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Matemática para o Ensino Fundamental analisando o caso da Resolução de Problemas. O presente trabalho considera a construção histórica das propostas curriculares no Brasil para compreender que os PCN se constituíram como documentos elaborados pelo Ministério da Educação que se propunham a apresentar orientações para a atualização e reorganização das propostas curriculares através de ações educativas e estimular um debate nacional sobre o documento. Os PCN de Matemática, em questão, destacaram a importância da resolução de problemas como um dos eixos centrais da Educação Matemática, o que torna possível que se coloque em discussão os saberes para ensinar e os saberes a ensinar. Para contribuir com a análise, também são levantados dados de um inventário analítico dos pareceres emitidos sobre a versão preliminar dos PCN de Matemática elaborados pelo próprio autor deste trabalho. Dessa forma, a análise da pesquisa contribui para a discussão sobre a concepção de Resolução de Problemas proposta no documento oficial, tendo em mente os vários significados atribuídos à problemas, analisando o seu contexto histórico, importância como metodologia no ensino de Matemática e como um elemento da matemática do ensino. Ao analisar a versão final dos PCN, conclui-se que diversas críticas dos pareceristas foram consideradas e com isso o documento passa a abordar sutilmente a proposta de Resolução de Problemas como a metodologia preconizada no Brasil por Lourdes de la Rosa Onuchic, indicando uma prática de ensino e de aprendizagem de matemática através da resolução de problemas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A resolução de problemas de aritmética no ensino primário : um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-03-09) Virgens, Wellington Pereira das [UNIFESP]; Silva, Maria Celia Leme da [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research aims to identify the characteristics and purposes for using Problems in teaching Arythmetics in primary school in the State of São Paulo, from the 20s to the 40s, as well as how these Problems were transformed by changes arising from the different educational-pedagogical proposals for teaching. Research sources analysed were manuals for teaching Arythmetics and articles published in Pedagogical Journals that were in circulation during the period covered by the research, in order to verify which appropriations from different pedagogical idelogies on problem solving were present at these Journals. The methodology was based on the theoretical-methodological set of tools built by Historians, especially those from Cultural History, considering namely the concepts of representation, practice and appropriation as proposed by Roger Chartier, and the concepts of strategies and tactics, as per concepts introduced by Michel de Certeau. The results point to the consolidation of the characteristics of a Good Problem, built from the strategies of intelectuals connected to the “escolanovista” movement, according to which the Problems would be a medium for teaching Arythmetics, there would be the need for using Problems based on reality, interest by the child and usefulness for life, against Problems that would just be a mere application of the lessons studied. We conclude by stating that the purpose of using Problems for teaching of Arythmetics at primary school underwent significant changes throughout this period, becoming an important tool for gauging the learning and the capacity of thinking, being used on exams and pedagogical tests, and moving from an application resource of lessons previously taught in class to become a method for teaching Mathematics.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os saberes da prática: um inventário das pesquisas sobre resolução de problemas apresentadas no SHIAM (2008-2017)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Santiago, Deborah Aparecida Colella [UNIFESP]; Morais, Rosilda dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408; http://lattes.cnpq.br/6522490918484914A arte de resolver problemas faz parte da vida de todos desde tempos mais remotos. Em matemática ela remonta a história antiga e se faz, ainda hoje, presente em debates sobre ensino e pesquisa. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordou a temática da resolução de problemas realizando um inventário de pesquisas apresentadas nos anais do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (SHIAM), da edição II a VI (20082017), buscando caracterizá-la em termos de uma metodologia, um recurso didático, um saber profissional docente ou outras abordagens que pudessem surgir. O objetivo do trabalho, para além do inventário, foi criar categorias sobre as possíveis diferentes abordagens acerca da resolução de problemas nas pesquisas analisadas buscando problematizá-las com vista ao que apregoam documentos oficiais e pesquisadores que investigam o tema, como Onuchic (1999; 2011; 2012; 2013) e Polya (1985; 1995), por exemplo. A pesquisa foi inicialmente orientada pelas seguintes interrogações: Os trabalhos inventariados referem-se a pesquisa teórica ou experiências de sala de aula? Que abordagem para o trabalho com resolução de problemas foi considerada pelos autores (metodologia? Recurso? Um saber em si?)? Elas foram desenvolvidos em quais níveis de ensino (Fundamental I, II ou Ensino Médio)? É possível identificar saberes da profissão docente que terão sido mobilizados pelos professores para a prática de resolução de problemas? Para este estudo o conjunto de fontes reuniu 10 trabalhos de 51 inventariados e, neles, foram identificados usos da resolução de problemas como metodologia, bem como indicações de uso de resolução de problemas como ferramenta em sala de aula. Em termos dos saberes profissionais docentes, foi percebido, ao que parece, que, na prática, dizem de conhecimentos presentes (por utopia) na formação de professores, mas que são lapidados somente no exercício de sala de aula. Se destacam, os principais identificados nos trabalhos analisados, aqueles relacionados a relação alunoprofessor, a gestão de sala de aula, a condução da turma quanto aos objetivos iniciais e avaliação.