Navegando por Palavras-chave "Residência pedagógica"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A educação de jovens e adultos e suas relações com práticas excludentes: retratos com base no programa de residência pedagógica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-04) Melo, Sidney dos Santos [UNIFESP]; Freitas , Marcos Cezar de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979; http://lattes.cnpq.br/0613253564408029Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é um relato de experiência vivenciado em uma escola de Educação de Jovens e Adultos no bairro dos Pimentas em Guarulhos/SP com uma turma de educandos(as) com idades superior aos 40 anos. Trata-se da imersão e das escrevivências através da rememoração do que ali, na sala de aula, vivenciamos. Analisamos neste trabalho práticas exclusivas e segregacionistas ditas inclusivas, numa sociedade neoliberal que abraça o discurso da diversidade e diferença, mas exige o máximo de eficiência, perfeição e resultados iguais de todos a todo instante. Esse enredo está entrelaçado e atravessa a minha trajetória acadêmica no curso de Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo enquanto discente e futuro docente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: APRENDIZADOS E DESDOBRAMENTOS NAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-07) Borges, Larissa Francisco [UNIFESP]; Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as quatro modalidades de imersão pedagógica praticadas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com foco na educação especial, sob a perspectiva de educação inclusiva. As rememorações buscam a montagem de um cenário fidedigno e plural no que tange a educação de crianças e adultos enquanto pessoas com deficiência e com isso trazer para o diálogo pedagógico a revisão das práticas, abordagens bem como dos conceitos de êxito e fracasso presentes no chão das escolas. Para isso buscamos referência histórica no tocante à legislação, organizações, conquistas e lutas em prol de uma educação inclusiva. A metodologia de natureza descritiva, contou com a rememoração de situações vivenciadas capazes de ilustrar os desafios e avanços quotidianos dentro de duas escolas durante as imersões em educação fundamental e em EJA CIEJA, em Itaquera e E.P.G. Elis Regina, em Guarulhos, realizadas em 2022. Os relatos de experiência pretendem trazer a realidade escolar para o debate sobre a inclusão real e relevante para o processo de composição de alunos, pais e professores, respeitando suas vontades, aspirações, e os processos inerentes à mentes e corpos em constante transformação e potencialidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino Fundamental: a ausência do brincar em ambiente convidativo ao lúdico(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Oliveira, Laryssa Meneses Abreu de (UNIFESP); Serrão, Célia Regina Batista; http://lattes.cnpq.br/5786181991530429Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na modalidade Relato de Experiência, tem como temática a presença (ou ausência) do brincar na prática cotidiana escolar. O período de imersão numa escola da rede pública de Guarulhos, sediada em um dos Centros Educacionais Unificados – CEU, para a realização da Residência Pedagógica no Ensino Fundamental, foi de significativa importância para refletir e buscar compreender o papel do brincar na proposta pedagógica, especialmente de escolas em que o projeto arquitetônico e equipamentos disponíveis são convidativos a atividades lúdicas. Após período de imersão constatou-se que,apesar do espaço e equipamentos disponíveis e convidativos, o tempo dedicado para exploração do parque e áreas verdes para o desenvolvimento de brincadeiras era bastante restrito: apenas uma vez por semana. O brincar parece ser compreendido como atividade menos importante para a formação integral das crianças, podendo inclusive ser preterido. Para o enfrentamento dessa situação e sua superação, acredita-se ser necessário problematizar as propostas de formação inicial de professoras(es) e incluir a temática como conteúdo de fundamental importância para uma prática docente que respeite os direitos das crianças e oportunize as melhores condições para seu desenvolvimento integral e formação humana.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre a expectativa e a realidade da docência na Educação Infantil: relato de experiência da Residência Pedagógica na escola pública do Município de Guarulhos - SP(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26) Miashike, Roseli Lika; Serrão, Célia Regina Batista; http://lattes.cnpq.br/5786181991530429Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência que realizei durante a Residência Pedagógica de Educação Infantil (RPEI) em uma escola pública do município de Guarulhos – SP. Durante a RPEI, fiquei imersa de 5 a 6 horas por dia na escola-campo, totalizando 80 horas de imersão. Nesse período, acompanhei uma turma da pré-escola com crianças de 4 a 5 anos de idade sob responsabilidade de uma professora da rede. Nessa experiência, observei uma realidade diferente da minha expectativa em relação a uma docência com especificidades na Educação Infantil. A partir disso, optei por desenvolver um relato de experiência com foco no perfil docente, discutindo suas especificidades. A minha expectativa estava permeada por ações esperadas na Educação Infantil que aprendi ao longo do curso de Pedagogia, com propostas pedagógicas norteadas pela interação e pela ludicidade, com a presença do cuidar/educar de forma indissociável. Por outro lado, apesar da presença diária de brincadeiras, encontrei um cotidiano muito próximo ao que conheço do Ensino Fundamental, com pouca movimentação de corpos, ensino centrado no adulto, preocupações sobre a disciplina e propostas pedagógicas baseadas em uma preparação para o Ensino Fundamental. A postura da professora também seguia um modelo docente de Ensino Fundamental, com educação centrada no adulto, que favorecia a segurança e a organização da turma, mas que não explorava as potencialidades de um desenvolvimento integral das crianças. A partir disso, reflito, conforme a literatura da área, que o perfil docente da Educação Infantil é a da/do profissional consciente das especificidades das crianças pequenas, que norteia suas práticas pelo cuidar/educar, embasando as propostas pedagógicas em conhecimentos adquiridos pelas formações inicial e contínua, assim como, por meio dos documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01) Silva, Fernanda de Castro [UNIFESP]; Serrão, Célia Regina Batista [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5786181991530429Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência de dois estágios que participei durante a graduação em pedagogia. O primeiro se refere ao estágio curricular obrigatório que faz parte do Programa de Residência Pedagógica da Unifesp, realizado em uma escola pública de educação infantil no município de Guarulhos. O segundo é o estágio curricular não obrigatório, também chamado de estágio remunerado, realizado em uma escola de educação infantil particular na zona norte de São Paulo. A partir dessas duas experiências, faço um breve levantamento histórico acerca da profissão docente e as conquistas para a categoria no que diz respeito à estruturação da formação inicial de professores. Buscou-se compreender as especificidades do exercício profissional para a docência na educação básica, por meio desses dois momentos de formação inicial nos estágios curriculares. Como resultados evidenciou-se a importância do aprimoramento da formação inicial com foco nos estágios para que seja possível a construção do repertório profissional docente e da educação de qualidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-14) Castro, Alaina Conceição Lima de [UNIFESP]; Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979