Navegando por Palavras-chave "Química de superfícies"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagem histórica a respeito de filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett até o início do século 20(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-02) Weisheimer, Luiz Eduardo Melo [UNIFESP]; Ceridório, Lucinéia Ferreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1469862511079434; http://lattes.cnpq.br/4666195001761482Uma substância anfifílica espalhada na interface ar-água, pode formar um filme muito fino na superfície da água, muitas vezes da espessura de uma só molécula, denominados filmes de Langmuir. As monocamadas de Langmuir, ainda, podem ser transferidas a um substrato sólido formando o filme de Langmuir-Blodgett. Os estudos dos filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett é de grande interesse, pois devido às suas propriedades permitem uma série de aplicações, principalmente com compostos de relevância biológica. Consta na literaturaque o espalhamento de óleo à superfície da água era conhecido por povos antigos, que o associavam ao efeito calmante de águas agitadas, porém, experimentos descritos há mais de 200 anos deram origem à história científica dos filmes à superfície da água. Estudos divulgados no final do século XIX trouxeram uma melhor compreensão dos filmes e, anos mais tarde, Irving Langmuir se interessa pelos resultados e esclarece uma série de conceitos envolvendo essa área, dando origem ao termo Filmes de Langmuir. Considerando a riqueza da história desses filmes, que englobam uma diversidade de conceitos científicos, especialmente em química e física e, em paralelo, a atual relevância em pesquisas básicas e desenvolvimento de tecnologia, este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa exploratória em busca de fontes primárias e segundarias sobre a história dos filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett. A partir da leitura de diversos artigos encontrados em bases de dados e periódicos, sintetizamos as informações que compõem história da Química de Superfícies desses filmes a ser abordada no ensino de química, a partir de um recorte que possibilita tratar os fatos históricos considerando a trajetória do conhecimento e o entendimento do mundo científico como um conjunto de ideias, experimentos e estudos, ao lado da importância da comunicação, divulgação e compartilhamento de ideias na área. O texto produzido nesse trabalho em paralelo com as considerações a respeito de história da ciência e o ensino podem trazer contribuições a professores e estudantes para tratarem o tema em sala de aula.