Navegando por Palavras-chave "Publicações periódicas como Assunto"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As narrativas de gênero na educação física escolar: Scoping Review da literatura científica brasileira nas Ciências da Saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2021-04-08) Moraes, Bruna Caroline Soares Lopes [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/8105991606955644; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo tem como objetivo compreender quais as narrativas de gênero presentes na produção científica brasileira nas ciências da saúde no que diz respeito à Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. A metodologia utilizada foi a scoping review e foram incluídos nesta pesquisa artigos científicos encontrados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A busca incluiu manuscritos publicados em português, espanhol e inglês, com os seguintes termos: “gênero and educação física”, “gender and physical education” e “género and educación física”. Chegou-se a 16 artigos, os quais consistiram na amostra deste estudo e foram lidos na íntegra. A análise de dados abrangeu os seguintes aspectos: (1) Periódicos, ano de publicação e sua respectiva avaliação no sistema Qualis Capes; (2) Autoria e instituições envolvidas; (3) Nível educacional envolvido na coleta de dados: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio ou ensino médio tecnológico; (4) População estudada; (5) Método da pesquisa; (6) Instrumentos de coleta de dados; (7) Conceito de gênero; (8) Objetivo(s) do estudo. Como resultado pode-se afirmar que: as publicações envolvem instituições públicas em sua maioria e, a maior parte deles, aconteceu na década de 2010; o Ensino Fundamental foi o nível educacional mais presente e os/as estudantes tiveram participação importante nessas pesquisas; os trabalhos se mostraram, majoritariamente, qualitativos, sendo a observação e o questionário os instrumentos de coleta mais utilizados. Em relação ao conceito de gênero, a análise evidenciou que todos os trabalhos que tratavam dessas relações entendem gênero como uma construção social e histórica. No que se refere às narrativas de gênero, o conjunto dos 16 artigos analisados nos permitiu identificar duas: (1) Feminilidades, Masculinidades, Corpo e Cultura e (2) A Escola, a Prática Pedagógica e as Experiências Corporais. Nesse sentido, pode-se concluir que a produção científica brasileira no campo das Ciências da Saúde que se debruçou sobre as relações de gênero na educação física escolar esteve delineada pela busca de melhor compreensão de um cenário excludente, sexista, que estimula de maneiras diferentes as vivências corporais de meninos e meninas e que reproduz estereótipos relacionados às feminilidades e masculinidades e assim, ao longo da história, colocou as meninas num plano inferior e desigual na educação básica.