Navegando por Palavras-chave "Publicações científicas e técnicas"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Criança com anomalia congênita: estudo bibliográfico de publicações na área de enfermagem pediátrica(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007-03-01) Guiller, Cristiana Araújo [UNIFESP]; Dupas, Giselle [UNIFESP]; Pettengill, Myriam Aparecida Mandetta [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal de São Carlos Departamento de EnfermagemOBJECTIVE: To identity pediatric nursing publications regarding children with congenital defects. METHODS: This study was a literature review of articles published in the main health care databases from 1995 to 2005. RESULTS: The retrieved publications were organized into five themes: 1) exposition to risk factors for congenital defects, 2) use of technology to provide care to children with congenital defects, 3) evaluation of the delivery of care to children with congenital defects and their family, 4) nurse's competence to provide quality care to children with congenital defects, and 5) reports of lived experiences of professional nurses who provide care to children with congenital defects, and lived experience of children with congenital defects and their family. CONCLUSION: Nurses who provide care to children with congenital defects base their practice on strong theoretical and practical foundations; and, evidence based nursing interventions to provide the most efficacious care to children with congenital defects and their family continues to evolve.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Doação e transplante de órgãos: produção científica da enfermagem brasileira(Associação Brasileira de Enfermagem, 2010-04-01) Cicolo, Emilia Aparecida [UNIFESP]; Roza, Bartira de Aguiar [UNIFESP]; Schirmer, Janine [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objectives of this bibliographic study were to identify and to characterize nursing scientific productions of organ donation and transplantation since 1997 to 2007. The LILACS, MEDLINE, BDENF, PERIENF AND DEDALUS databases were searched using the following keywords: nursing and transplantation and nursing and donation, identifying 30 articles. The results had shown that the most of publications from the southeast region; the majority of approaching was qualitative; nurses were the main authors and the principal subjects were renal and hepatic transplantation. It was concluded that it is necessary more Brazilian nursing publications of organ donation and transplantation.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A língua inglesa e a formação de mestres e doutores na UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Iglesias, Sonia Regina Abdalla [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo analisa, na ótica do pós-graduando da UNIFESP, a língua inglesa no contexto da formação de mestres e doutores. Em uma primeira etapa, apresenta reflexões teóricas sobre a história da Pós-Graduação no Brasil, na Universidade Federal de São Paulo, a história da Língua Inglesa e sua relação com a pósgraduação.Como método de aproximação ao objeto de estudo, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com abordagens quantitativa e qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a análise documental de exames de proficiência, questionários e entrevistas com 120 pós-graduandos da UNIFESP. Os dados objetivos foram tabulados e as questões abertas submetidas à análise de conteúdo. Os principais achados evidenciam que em relação ao idioma inglês os pós-graduandos se auto-avaliam como bons leitores, especificamente da leitura técnica, mas falam e escrevem pouco, consideram imprescindível o domínio desta língua em seu cotidiano profissional, reconhecem que a grande maioria das pesquisas na área da saúde é veiculada em inglês e é nesta fase de formação acadêmica que consideram um obstáculo não dominar o idioma. O aprendizado do inglês é caracterizado pelos pós-graduandos como fundamental para profissionais que buscam destacar-se num mundo competitivo, no entanto, a exigência formal da pós-graduação é considerada uma sobrecarga. O idioma é reconhecido como a Língua Franca da Ciência, corroborando assim a literatura consultada que aponta sua importância na publicação de artigos científicos, propagação e difusão do conhecimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Produção bibliográfica de um programa de pós-graduação em Fonoaudiologia: análise bibliométrica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Braga, Maria Elisa Rangel [UNIFESP]; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3118172851522969; http://lattes.cnpq.br/1447301799959291Introdução: As dissertacoes e teses sao produzidas no espaco principal da pesquisa cientifica que sao os programas de Pós-graduação. Objetivo: mapear a producao bibliografica de mestres e doutores formados entre 2003 e 2008 no programa de posgraduacao do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Metodos: foi feito o levantamento da producao bibliografica realizada por meio de pesquisa em bases de dados nacionais e internacionais e validando os dados encontrados no curriculo Lattes de cada aluno do programa. Foi relacionada a producao bibliografica dos alunos que defenderam essas dissertacoes e teses no periodo da defesa (2003-2008) e apos a defesa ate dezembro de 2011, identificando a producao consolidada nos varios idiomas em artigos de revistas cientificas, livros, capitulos de livros com assuntos oriundos ou nao do tema da dissertacao e tese. Resultados: 82,0% das publicacoes geradas pelas dissertacoes e teses foram publicadas em forma de artigos, seguidas dos capitulos de livros (14,0%) e livros (4,0%), confirmando o que indica a literatura, ou seja, que o canal de publicacao mais utilizado pelos pesquisadores para divulgacao de seus trabalhos e a publicacao do artigo cientifico em revistas. Conclusao: A concentracao dos artigos publicados pelos pos-graduandos ocorre em revistas nacionais e no idioma portugues, sendo a escolha de revistas nacionais conceituadas da area de fonoaudiologia. Esse conhecimento adquirido no periodo de defesa e pos-defesa da dissertacao e tese incentiva a producao bibliografica de conhecimentos a serem divulgados a comunidade cientifica