Navegando por Palavras-chave "Psicologia clínica"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desafios do ensino de psicologia clínica em cursos de psicologia(Conselho Federal de Psicologia, 2008-01-01) Abdalla, Ively Guimarães [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The aim of this study is to analyze the challenges and difficulties found in the teaching of clinical psychology in the psychology undergraduation courses, based on the data collected in a research carried out in the Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). It was observed that the professional practice must be developed based on the articulation between the theoretical content and the reality where the student will work. The practice as a structural axis allows the student to learn in a real situation established with the patient. Individuals realize the need of changes in the conception of the clinical psychologist education. Data showed that the need of new curricular guidelines is in accordance with the change that happens now in the clinical psychology teaching, that points out that praxis must aim the articulation between the clinical practice and the social life. The professional nowadays needs to understand this clinical practice based on the theoretical referentials, which have subjectivity as a result of the social and historical construction.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino de psicologia clínica na graduação: uma análise a partir de psicólogos clínicos docentes e não docentes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Abdalla, Ively Guimarães [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo analisa, na otica de psicologos clinicos docentes e nao docentes, o ensino de Psicologia Clinica na Graduacao. Em sua primeira parte, apresenta reflexoes teoricas sobre a historia da constituicao da Psicologia no Brasil, a legislacao sobre o ensino superior, o ensino de Psicologia na graduacao. Como metodo de aproximacao ao objeto de estudo, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa. Utilizou-se entrevista semi-estruturada a partir de nucleos direcionadores, com 20 psicologos em atividade clinica, 10 nao docentes e 10 docentes. Os dados foram trabalhados pela analise de conteudo onde identificamos unidades de registro e de contexto que geraram categorias de analise. Os resultados confirmam que estamos num momento de transicao de paradigmas no ensino superior e, por consequencia, num movimento de mudanca para atender as novas propostas das politicas governamentais vigentes. Nesse trabalho a grande maioria dos sujeitos sinaliza para as transformacoes que cremos necessarias para o ensino de Psicologia, mais especificamente na area clinica. A preparacao para o exercicio profissional, durante a graduacao, deve ser desenvolvida pela maior articulacao entre o arcabouco teorico necessario para esse fazer profissional e a realidade em que o aluno ira atuar. Neste sentido, tomar a pratica como eixo estruturante do processo possibilita que o aluno aprenda numa situacao concreta que se estabelece com o cliente. Os psicologos docentes percebem a necessidade de mudanca na concepcao do que e formar o psicologo clinico. Os dados coletados apontam que esta necessidade de reformulacoes curriculares vai ao encontro desse movimento que ocorre na area da clinica, mais especificamente no ensino de Psicologia Clinica. Acreditamos que a praxis do psicologo deve ser voltada para uma busca de articulacao entre a clinica e o social O novo profissional necessita analisar o contexto em que o individuo esta inserido e compreender a clinica a partir de referenciais teoricos que contemplem a nocao de subjetividade como resultante de uma construcao social e historica
- ItemEmbargoO Gênero no espectro da saúde mental feminina: uma pesquisa exploratória com psicólogas clínicas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-10) Surita, Marina Segantin [UNIFESP]; Lima, Laura Camara [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6277780648747957; http://lattes.cnpq.br/7220455022805941; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A organização social normaliza uma imagem de gênero feminino como sendo aquele que ocupa certos papéis nas relações sociais que geralmente são considerados subalternos, e acredita-se que estes papéis e relações tenham impactos psíquicos para os sujeitos envolvidos. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório que objetiva investigar como esta estruturação social impacta o psiquismo de mulheres, observando a opinião de psicólogas clínicas sobre o tema. A metodologia utilizada partiu de entrevistas semi estruturadas. A análise de dados foi realizada por meio de análise compreensiva com extração de categorias a partir da leitura sistemática das respostas. A maternidade foi um tema central na fala das entrevistadas, assim como a percepção de transformações sociais que influem no que as pacientes trazem para a terapia. Considera-se que as imposições sobre o gênero feminino enquadram e engendram desde o comportamento mais habitual até o adoecimento mental das mulheres. Espera-se que a pesquisa venha a contribuir para o bem-estar psíquico das mulheres e ao aprimoramento profissional das psicólogas clínicas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?(Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, 2008-12-01) Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; Nunes, Maria Lucia Tiellet; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulSupervision for undergraduate trainees in clinical psychology - even though fundamental for their training - lacks systematic evaluation mechanisms in regard to the role and function of the supervisor. This paper presents a study taking aim at exploring clinical psychology trainees' perceptions about their supervisors and supervision. The survey was carried out using a five points Likert scale comprising 27 items. The sample was formed by 56 undergraduate students belonging to the ninth semester of Psychology School, undergoing their training under weekly supervision for at least one semester. From the point of view of the trainees under supervision, the evaluations were almost exclusively positive, in spite of theoretical orientation of the supervisor. This positive result is discussed in relation to: characteristics of the clinical learning process - in special regarding the evaluation forms used; possible idealization; and the moment of transition from student to professional, in which the undergraduate is situated. It is pointed out the need for discussion about the evaluation of the teacher/supervisor activities in clinical psychology.