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- ItemAcesso aberto (Open Access)Orientações de livros didáticos para professores sobre resolução de problemas em matemática(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-25) Motizuki, Izabel Tiemy Zettler [UNIFESP]; Morais, Rosilda dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408Este Trabalho de Conclusão de Curso visa analisar as orientações para professores em livros didáticos. Para a análise, serão considerados os documentos referentes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e um coleção pautada nesse documento, avaliada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Buscaremos responder a seguinte interrogação: como orientações sobre resolução de problemas dessa matriz são transformadas por autores de livros didáticos em proposições teóricas para o trabalho do professor que ensina matemática? Qual a natureza dessas orientações? Constituem-se, elas, em saberes profissionais do professor que ensina matemática? A pesquisa objetiva caracterizar tais orientações em termos de um saber profissional ou um recurso matemático. A hipótese teórica de pesquisa considera que a resolução de problemas tenha sido trabalhada como um recurso didático em vez de um saber profissional docente. A pesquisa irá confirmar ou refutar tal hipótese.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os saberes da prática: um inventário das pesquisas sobre resolução de problemas apresentadas no SHIAM (2008-2017)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Santiago, Deborah Aparecida Colella [UNIFESP]; Morais, Rosilda dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408; http://lattes.cnpq.br/6522490918484914A arte de resolver problemas faz parte da vida de todos desde tempos mais remotos. Em matemática ela remonta a história antiga e se faz, ainda hoje, presente em debates sobre ensino e pesquisa. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordou a temática da resolução de problemas realizando um inventário de pesquisas apresentadas nos anais do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (SHIAM), da edição II a VI (20082017), buscando caracterizá-la em termos de uma metodologia, um recurso didático, um saber profissional docente ou outras abordagens que pudessem surgir. O objetivo do trabalho, para além do inventário, foi criar categorias sobre as possíveis diferentes abordagens acerca da resolução de problemas nas pesquisas analisadas buscando problematizá-las com vista ao que apregoam documentos oficiais e pesquisadores que investigam o tema, como Onuchic (1999; 2011; 2012; 2013) e Polya (1985; 1995), por exemplo. A pesquisa foi inicialmente orientada pelas seguintes interrogações: Os trabalhos inventariados referem-se a pesquisa teórica ou experiências de sala de aula? Que abordagem para o trabalho com resolução de problemas foi considerada pelos autores (metodologia? Recurso? Um saber em si?)? Elas foram desenvolvidos em quais níveis de ensino (Fundamental I, II ou Ensino Médio)? É possível identificar saberes da profissão docente que terão sido mobilizados pelos professores para a prática de resolução de problemas? Para este estudo o conjunto de fontes reuniu 10 trabalhos de 51 inventariados e, neles, foram identificados usos da resolução de problemas como metodologia, bem como indicações de uso de resolução de problemas como ferramenta em sala de aula. Em termos dos saberes profissionais docentes, foi percebido, ao que parece, que, na prática, dizem de conhecimentos presentes (por utopia) na formação de professores, mas que são lapidados somente no exercício de sala de aula. Se destacam, os principais identificados nos trabalhos analisados, aqueles relacionados a relação alunoprofessor, a gestão de sala de aula, a condução da turma quanto aos objetivos iniciais e avaliação.