Navegando por Palavras-chave "Processos grupais"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoO ensino do gerenciamento de conflitos para graduandos de enfermagem com o uso da simulação clínica(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Lima, Lucas Garcia [UNIFESP]; Balsanelli, Alexandre Pazetto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1857033024402274; http://lattes.cnpq.br/6410390829015183Objetivo: construir e validar um cenário de simulação clínica voltado para o ensino do gerenciamento de conflitos para estudantes de graduação em enfermagem. Método: trata-se de um estudo metodológico, no qual inicialmente construiu-se um cenário de simulação a partir da experiência dos pesquisadores. Posteriormente realizou-se uma análise por experts da área por meio da técnica Delphi. Para a seleção destes experts, foi realizada uma adaptação da proposta de Fehring, valorizando a formação acadêmica, em pontuações. Para validação do cenário, foi utilizada a escala likert contemplando desde “concordo totalmente”, até “discordo totalmente”. Os dados coletados foram analisados à luz da estatística descritiva, e Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando o IVC maior ou igual a 80%. Resultados: Com a participação inicial de oito experts em simulação clínica e dois estudantes de graduação em enfermagem, houve a necessidade de três “rounds” para a validação do cenário, chegando ao IVC >80%. Conclusão: o cenário foi construído, validado e está apto para ser utilizado com graduandos de enfermagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Grupo de emagrecimento: desafios e potências do controle do peso para adultos obesos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-05) Bernardino, Caroline Aparecida [UNIFESP]; Frutuoso, Maria Fernanda Petroli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4750299902344077; https://lattes.cnpq.br/9752246912530443; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A pandemia da obesidade, junto à da desnutrição e das mudanças climáticas, compõem a sindemia global que configura um cenário com relação direta com a alimentação, provocando fome e obesidade. Em uma sociedade que valoriza o corpo magro como saudável e dissemina padrões inalcançáveis de corpos e os profissionais de saúde tem a desafiadora tarefa de construir ações de cuidado nos equipamentos de atenção primária à saúde (APS), próximos dos territórios e do contexto onde a vida acontece e em situações de vulnerabilidade. Objetivo: Descrever e analisar os facilitadores e os dificultadores do cuidado alimentar e nutricional de indivíduos adultos obesos, atendidos na APS de São Vicente, litoral de São Paulo. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa etnográfica realizada por meio de observação participante do Grupo de Emagrecimento (GE) ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde, que ocorreu no segundo semestre de 2022. A observação dos seis encontros do GE foi registrada em diários de campo, analisados a partir dos documentos oficiais do Ministério da Saúde, que versam sobre o cuidado de pessoas com obesidade na APS. Resultados: O GE foi iniciado com 30 pessoas, divididas em dois grupos realizados em unidade de saúde localizada na região central da cidade. As práticas interdisciplinares foram se mostrando presentes nas ações em grupo e eram construídas, conduzidas e avaliadas por profissionais das áreas de Nutrição, Fisioterapia e Psicologia. No entanto, os profissionais encontraram dificuldades especialmente quanto ao espaço físico apropriado, uma vez que muitos usuários interrompiam as atividades na busca de outras ações em saúde. Outra questão foi a diminuição da participação das pessoas ao longo do tempo e a ausência dos usuários em alguns encontros. Entre os desafios para o cuidado alimentar foram relatados a ansiedade que provoca o aumento do consumo de alimentos e doces, a falta de tempo para preparar e realizar as refeições e o preço das frutas. Já os facilitadores referidos pelos participantes foram a prática periódica de atividade física e a substituição do arroz branco pelo integral. Considerações finais: As discussões em grupo compuseram os caminhos do cuidado que foram, muitas vezes, construídos entre os participantes, a partir da troca de experiências e com a mediação dos profissionais da APS, colocando as ações em grupo como promissoras no cuidado alimentar de adultos com obesidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mudança institucional: a história contada pelas trabalhadoras de uma unidade de saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-09-30) Hayama, Eliana Tiemi [UNIFESP]; Oliveira, Eleonora Menicucci de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present work explores the theme of institutional and organizational change in a health service unit through the view of workers. A qualitative approach incorporating the "oral history of life," based on the theory of José Carlos Sebe B. Meihy was used to understand the dynamics of everyday work. Interviews was conducted with ten workers, which were transcribed and analyzed in full. The methods of Pope (2009) were used to identify three analytical categories: (1) the fears and dreams and that contributed to differences that emerged; (2) how conflicts and differences were addressed and; (3) the space for expression of subjectivity. Results showed that discussing the issue of changes within the context of health organizations means considering individuals with their uniqueness, without denying the subjectivity and suffering caused by work. In addition, results showed that the use of management systems that promoted collective creation, inclusion and appreciation of the process of change formed the background of new proposals. The present research demonstrates the relevance of understanding of group process that provides a means for evaluating the limits and possibilities of organizational change.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percurso de encontrar, sentir e afetar: Grupo de passeio como dispositivo de cuidado em saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2021-10-15) Vasconcelos, Thais Caetano de [UNIFESP]; Kinker, Fernando Sfair [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9428178474782359; http://lattes.cnpq.br/0213800212129092; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Interessa-nos para esta pesquisa, a partir do percurso cartográfico, discorrer acerca dos processos reflexivos disparados pelo dispositivo do Grupo de Passeio sobre a participação social e lazer entre trabalhadores e usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Diadema de forma a explorar a prática cotidiana do trabalho desenvolvido. Para a produção de dados foram utilizados diários de pesquisa, individual da pesquisadora e coletivo – através de registros escritos e desenhos dos usuários e trabalhadores participantes da pesquisa –, bem como entrevistas semi-estruturadas com os trabalhadores. Compreendemos que as atividades propostas pelo grupo proporcionam atividades de lazer para usuários e trabalhadores, novas possibilidades de vínculos entre os usuários e entre trabalhadores e usuários; amplia a compreensão de suas histórias de vida e consequentemente a reflexão sobre estratégias de cuidado; promove autonomia amplamente reconhecida como um dos aspectos de cuidado em CAPS; favorece a troca de saberes multiprofissionais entre os trabalhadores.