Navegando por Palavras-chave "Preferências do consumidor"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de preferências do mercado automotivo e securitário através de equações diferenciais(Cristiane Alexandra Lázaro; Tatiana Miguel Rodrigues de Souza, 2020-02-28) Garcia, Raphael de Oliveira [UNIFESP]; Silva, Gabrielle Bernardo [UNIFESP]; Costa, Jorge Andrade [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4284829693593983O propósito deste trabalho foi estudar a teoria de análise comportamental de preferências do consumidor, por meio da aplicação de equações diferenciais ordinárias em microeconomia. Para isto, supôs-se que a taxa marginal de substituição pode ser representada por uma equação diferencial ordinária, em que o lado direito de tal equação está associado a curva de indiferença. Para a modelagem matemática, considerou-se o mercado americano de automóveis e o mercado brasileiro de seguros. Com os devidos dados, foi possível obter a solução analítica do problema de valor inicial e, consequentemente, a curva de substituição entre dois produtos concorrentes do mercado considerado. As curvas de indiferença obtidas possibilitaram o entendimento sobre o comportamento de ambos os mercados, propiciando a compreensão sobre as motivações da relação de preferência dos consumidores e, assim, melhores condições para tomada de decisão