Navegando por Palavras-chave "Práticas de letramento"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Configurações do letramento no Ballet Clássico: um estudo de caso(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Alves, Jacqueline de Oliveira Campelo; Vóvio, Claudia Lemos; http://lattes.cnpq.br/6082754427382954Esta pesquisa fundamenta-se nos Estudos do Letramento de abordagem sociocultural e histórica, baseada nos estudos de Street (2014), que buscam documentar e analisar as práticas sociais de uso da língua escrita em diversos âmbitos de socialização e os significados atribuídos a essas práticas por quem toma parte delas (Kleiman, 2005). Tem como objeto de estudo os letramentos que se configuram em aulas teóricas de Ballet Clássico, num curso técnico em dança, e visa compreender como se configuram as práticas de letramento nesse contexto. Focalizamos os modos como os estudantes interagem com textos escritos e se tais práticas influenciam na formação dos futuros bailarinos e possíveis professores de Ballet. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa pautada na perspectiva sociocultural e histórica dos Estudos do Letramento (Kleiman, 2005; Street, 2014), apoiada na aplicação de entrevistas semiestruturadas com a professora e estudantes que tomam parte dessas aulas. Os resultados dessa pesquisa elucidam as diversas práticas de letramentos que ocorrem no âmbito do Ballet Clássico relacionadas aos letramentos escolares, tendo em vista que pesquisamos a formação de futuros professores-bailarinos, em nível técnico. Acreditamos que os resultados colaboram para a reflexão sobre como a formação de bailarinos é influenciada pela leitura e pela escrita, considerando as aulas práticas e teóricas que compõem a formação em Ballet Clássico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4º ano(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-09) Firmino, Estevão Marcos Armada [UNIFESP]; Bunzen Júnior, Clecio dos Santos [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo principal desta pesquisa é investigar os eventos e práticas de letramento que ocorreram durante as aulas de Sala de Leitura, com alunos de uma turma de 4° ano do ensino fundamental I, da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Num primeiro momento, procuramos apresentar o referencial teórico da pesquisa que foi construído com base em um quadro epistemológico transdisciplinar, que buscou efetivar o diálogo entre Estudos sobre Letramento, pesquisas sobre interação em sala de aula e autores do campo sociológico. Posteriormente, contextualizamos a Sala de Leitura e fizemos a análise de parte do trabalho prescrito para esse espaço, por meio do exame do Caderno Orientador ‘Leitura ao pé da Letra’, com fins de se compreender as escolhas didáticas do Professor Orientador de Sala de Leitura. Em seguida, descrevemos, analisamos e interpretamos algumas práticas de letramento ocorridas no contexto situado de pesquisa, a partir de um mapeamento da dinâmica discursiva das aulas com o 4° ano, que evidenciou a ocorrência de eventos de letramento criados pelo Professor Orientador de Leitura e eventos criados pelos alunos. A pesquisa, de cunho qualitativo e interpretativa, empregou a abordagem etnográfica no acompanhamento das aulas transcorridas durante o ano letivo, e dessa forma, foram utilizados um diário de pesquisa, fotografias e gravações em áudio das aulas. A análise desses dados foi feita através de mapas de eventos das aulas e seleção de episódios ocorridos durante as interações nas aulas. Nossos resultados indicam que os eventos de letramento observáveis nesta Sala de Leitura estavam relacionados majoritariamente a práticas de letramento de leitura literária escolarizada, adotadas pelo Professor e práticas de letramento de leituras voluntárias empregadas por alguns alunos e alunas do 4° ano. Esses resultados revelam a necessidade de uma compreensão ampliada das práticas de leitura voluntárias dos alunos que se engajam em leituras de não ficção e a necessidade de discussão referente a hibridização de práticas escolares com as não-escolares na Sala de Leitura.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vivências, narrativas e significados: a experiência de uma mediadora em um projeto de remição penal pela leitura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Fonseca, Beatriz Antunes; Vovio, Claudia Lemos; http://lattes.cnpq.br/6082754427382954; http://lattes.cnpq.br/4275258770685976Este trabalho tem como intenção o estudo sobre as práticas de letramento que se dão num contexto bastante específico, em unidades prisionais, no âmbito do Projeto de Extensão “Remição Penal pela Leitura: dos direitos educativos ao acesso à leitura”, focalizando as mediações de leitura literária desenvolvidas com um grupo específico, em 2019: pessoas com baixa escolaridade e em processo de alfabetização. O quadro teórico-metodológico adotado mobiliza contribuições dos Estudos do Letramento (Street, 2014; Kleiman, 1995; Kleiman e Sito, 2016), de abordagem sociocultural, e as contribuições da teoria da decolonialidade (Walsh, 2013; Quijano, 2015; Mignolo, 2003; Bernardino-Costa, 2015), a fim de compreender os valores e significações atribuídas pelos mediadores e participantes a essas práticas. Como corpus de análise, utilizamos os registros em diários de campo de mediadores, nos quais descreveram suas experiências na leitura compartilhada de obras literárias. Os resultados apontam que as práticas de letramento, apesar do aparato prisional, configuram-se como um campo propício à reexistência (SOUZA, 2009), pois potencializaram a mobilização de saberes, a apropriação de obras literárias, a subversão de protocolos de interação no interior do sistema prisional, a resistência e superação de obstáculos e interdições, criando, assim, práticas outras que não se restringem aos modos de ler e escrever previstos na legislação para garantia do direito dos presos de remir suas penas.