Navegando por Palavras-chave "Potência de Ação"
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- ItemEmbargoPotência de ação como enfrentamento ao sofrimento ético-político na escolarização da juventude trans(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-22) Silvestre, Julia [UNIFESP]; Spaziani, Raquel Baptista [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2223649618057544; http://lattes.cnpq.br/6702853088130434; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As instituições de ensino colaboram na construção da identidade dos sujeitos, funcionando como um mecanismo disciplinador na manutenção social da cisheteronormatividade. A não-identificação com o binarismo vulva-mulher-feminino e pênis-homem-masculino pode levar à exclusão social. Esse processo de sofrimento ético-político, a dor decorrente das injustiças sociais, é um dos efeitos da marginalização que jovens trans podem vivenciar. O artigo investiga como jovens que se identificam como transexuais narram suas trajetórias nos espaços educacionais, no que diz respeito aos afetos e à potência de ação. Foram realizadas entrevistas com jovens trans de 18 a 24 anos, abordando a trajetória de vida, afetos e encontros. Os relatos foram gravados, transcritos e organizados como narrativas para dar visibilidade aos enfrentamentos e laços sociais dessas vivências. A escuta dessas histórias revelou a ambiguidade dos espaços escolares, que, embora gerem violências, também proporcionam bons encontros pelo acolhimento e pertencimento.