Navegando por Palavras-chave "Pinturas"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Representações sobre a loucura nos séculos XV e XVI: Análise através das pinturas de Hieronymus Bosch, Matthias Grunewald e Pieter Bruegel(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-13) Cardoso, Nathan Henrique Fonseca [UNIFESP]; Neto, Dirceu Marchini [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4359829919318775; ttp://lattes.cnpq.br/8962651032583992Este trabalho busca compreender as diferentes representações da loucura nos séculos XV-XVI na Europa por meio de algumas pinturas de artistas do período, a saber: Hieronymus Bosch, Matthias Grunewald e Pieter Bruegel. Embora o tema da loucura apareça na literatura desde o século XII, e em representações artísticas em meados do século XIV, a loucura passa a aparecer mais significativamente na iconografia a partir do século XV, identificado com os momentos finais na Idade Média. Procuramos compreender algumas nuances dessas representações da loucura, assim como a herança medieval adquirida, a qual perpassa as obras analisadas. Analisamos também de que forma a loucura é representada nos primórdios do Renascimento, dando origem a uma nova forma de compreendê-la nos séculos posteriores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um estudo sobre a perspectiva de estudantes do Ensino Médio sobre o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) utilizando pinturas como recurso de análise(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-07) Sousa, Paulo Victor Santos [UNIFESP]; Linardi, Patricia Rosana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0269784660322566Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga as motivações e sentimentos dos estudantes em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), utilizando pinturas como ferramenta de análise. Explora-se a história e as diversas funções do ENEM, assim como a integração do ensino de Arte na Base Nacional Comum Curricular. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário online, contendo questões abertas e fechadas. A análise dos dados adotou uma abordagem quantitativa, buscando captar as percepções dos estudantes sobre o ENEM e como essas se relacionam com os sentimentos expressos em pinturas selecionadas. Os resultados, apresentados de maneira clara e objetiva, contribuem para fundamentar as descobertas e oferecem insights valiosos sobre as motivações e sentimentos dos estudantes em relação ao ENEM. Em resumo, este estudo levanta questões sobre a falta de adesão ao ENEM e evidencia o questionamento das possíveis motivações dos sentimentos descritos pelos estudantes gerados pelo exame.