Navegando por Palavras-chave "Physics learning"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagens de questões sobre a esfericidade da Terra e seu movimento orbital no ensino de Ciências.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-09) Alves, Rodrigo dos Santos [UNIFESP]; Kunzel, Roseli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6662626014913141; http://lattes.cnpq.br/7516312434964366Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica e desenvolver propostas didáticas para entender algumas das metodologias empregadas para determinar a esfericidade da Terra e seu movimento orbital. Para auxiliar no processo ensino-aprendizagem, desenvolvemos propostas didáticas sobre o movimento orbital da Terra, observando a variação do tamanho da sombra de um objeto posicionado em um ponto fixo ao longo do dia. O formato da Terra foi estudado a partir da observação de sombras produzidas por objetos localizados sobre uma superfície plana e sobre uma superfície curva. As propostas desenvolvidas sobre a esfericidade da Terra e o seu movimento orbital têm como objetivo apresentar os conceitos relevantes de forma intuitiva para estimular o interesse dos alunos e contribuir na aprendizagem. As propostas didáticas desenvolvidas são baseadas em estudos publicados na literatura, empregados por vários pensadores para determinar a esfericidade da Terra e investigar seu movimento orbital. Os conceitos abordados estão relacionados à "Terra e Universo" na área de conhecimento de Ciências Naturais e suas Tecnologias da Base Nacional Comum Curricular Brasileira (BNCC). A intenção do presente trabalho é tornar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de física mais significativos a fim de promover uma educação cívica, crítica e reflexiva sobre as leis do mundo e do universo.