Navegando por Palavras-chave "Pessoas com deficiencia visual"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quebra-cabeça tridimensional com texto em braille e QR Code com áudio-descrição para pessoas com deficiente visual direcionado à habilidade EF05CI07 da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-05) Carvalho, Cynthia [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogério dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0921491281575273Objetivo: Desenvolvimento de material didático com a utilização da tecnologia de impressão 3D para o ensino de anatomia para alunos com deficiência visual que estudam em colégio regular, seguindo as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que determina as aprendizagens essenciais para a formação do aluno por meio de competências e habilidades. Métodos: Para atender a BNCC foi definida a anatomia do Coração para elaboração do modelo de representação da estrutura anatômica e do fluxo sanguíneo do coração. Para a descrição do modelo, foi elaborado um texto descritivo da estrutura e do fluxo sanguíneo que, por sua vez, foi convertido no software Braille Creator para impressão do material em Braile. Os arquivos de texto também foram convertidos em áudio, utilizando o software Balabolka, e os QR Codes respectivos aos textos foram produzidos no QR Code Generator para que os alunos pudessem ouvir a narração do texto em áudio. As peças plásticas que compõem a estrutura anatômica e os identificadores em Braille foram modelados no software FreeCAD versão 0.20 e impressos nas impressoras Creality Ender 3 e 3D Micromake L2. Resultados: Foi desenvolvido um kit de educação, composto por um quebracabeças de cor branca que, após montado, representa a estrutura do coração humano, legendas escritas em braile, Arial 24 e QR Code com as explicações das partes do coração. Para a orientação do uso do kit foi elaborado um manual em fonte ampliada com um QR code em cada página do manual. Letras em braile foram impressas em 3D e coladas nas peças do quebracabeça para orientar os alunos durante as atividades didáticas, assim como foram produzidas setas para identificar o fluxo sanguíneo. Conclusões: Foi possível, por meio do uso da tecnologia de impressão 3D, produzir um kit de ensino que atendeu as diretivas da BNCC EF05CI07. Foi disponibilizado para o Colégio Padre Chico um material acessível e que pode ser inclusive comercializado para outras escolas. O método de elaboração do kit é adequado para a produção de outros materiais pedagógicos nos campos de experiência propostos pela BNCC e pode potencialmente revolucionar a educação em diferentes áreas.