Navegando por Palavras-chave "Pesca artesanal"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da captura incidental de tartarugas marinhas por rede de emalhe no litoral paulista, região Sudeste, Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2019-11-22) Costa, Luiz Guilherme da [UNIFESP]; Mourato, Bruno Leite [UNIFESP]; Martins, Rodrigo Silvestre [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5350064124902777; http://lattes.cnpq.br/1600055537789530; http://lattes.cnpq.br/6658301090278281; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pesca de rede de emalhe é uma modalidade que consiste na disposição de redes com tamanhos diferentes submersas por um certo tempo com o objetivo de capturar peixes. Esta arte de pesca é amplamente difundida por ser frequentemente utilizada por comunidades tradicionais pelo mundo. A principal desvantagem desta categoria de pesca é a eventual pesca incidental de espécies não desejadas, tais como tartarugas e mamíferos marinhos que apresentaram declínio populacional nos últimos anos devido à ação antrópica sendo considerados animais com um alto risco de extinção. A importância da megafauna para a manutenção da saúde dos ecossistemas foi evidenciada em muitos estudos, assim como sua conservação que quando efetiva, acaba beneficiando toda a comunidade marinha. No litoral brasileiro, cinco espécies de tartarugas marinhas são registradas, diante disso, o propósito deste trabalho é realizar uma análise exploratória com o esforço de pesca coletado através do monitoramento da pesca conduzido pelo instituto BIOPESCA ao longo de 19 anos, relacionando a captura dastartarugas marinhas com o tipo de rede de emalhe, sazonalidade, captura por unidade de esforço e anualidade a fim de compreender padrões na captura incidental das tartarugas marinhas na pesca de rede de emalhe para a futura formulação de modelos estatísticos avançados. A captura incidental de tartarugas foi contabilizada entre os anos 1999 e 2017 no litoral paulista, a tartaruga-verde foi a espécie mais capturada no total, seguido pela tartaruga-de-pente; tartaruga cabeçuda; e tartaruga-de-couro. A maior captura registrada foi por meio das redes de superfície, já em relação a sazonalidade, o inverno obteve a maior parte das capturas. Outros estudos com pesca incidental demonstram como a tartaruga-verde também é a espécie mais capturada. As redes de superfície interferem no comportamento respiratório das tartarugas, assim como as redes de fundo capturaram tartarugas em virtude da alimentação delas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caicaras Fishermen Identities: Heroism and Precariousness in Traditional Populations?(Univ Federal Parana, Editora, 2017) Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; Scachetti, Rodolfo Eduardo [UNIFESP]; Nagib, Victor [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)From an Eriksonian perspective, psychosocial identity manifests itself in everyday occupational, family and intersocial relations. Changes resulting from ecosystemical interactions involving nature, society and technology take place in peculiar rhythms and ranges, in different areas of contemporary human work. Research shows artisanal fishing is impacted by these changes. In order to study aspects of identity in the psychosocial profiles of artisanal fishermen, three caicaras fishermen from Baixada Santista (SP) were investigated through open interviews, questionnaires and participant observation. Using qualitative methodology, the results were systematized indicating enhancement of the profession / craft (the hero fisherman that faces major challenges from nature) and attributes of a worker involved in precariousness (harm to health and livelihood), with few resources from formal education and power to face the emerging challenges of contemporary political interactions. The data was discussed in controversial perspectives of understanding on the artisanal fishermen communities as traditional populations, in their coexistence with the modernization processes of urban culture.
- ItemRestritoConflitos na pesca - dimensões humanas e tecnológicas relativas à pesca no complexo de lagos Macuricanã, Amazônia, Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Vitorasso, Ettore Dias [UNIFESP]; Scachetti, Rodolfo Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1607421823893275; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este projeto propôs discorrer acerca da utilização dos recursos naturais oferecidos no complexo de lagos Macuricanã, no estado do Amazonas, apontando prováveis conflitos na utilização dos mesmos entre a pesca artesanal e industrial, visto que as atividades no local fornecem o meio de trabalho e sustento para as famílias dos pescadores artesanais da comunidade. A metodologia foi qualitativa, com base em análise bibliográfica e documental. Como resultado das consultas e da sistematização dos achados da literatura, alguns conflitos se destacaram, sendo eles “Divergências entre comunitários e gestores”, “Conservação e uso do recurso”, “Problemas de fiscalização e exploração desordenada”, “falta de plano de manejo” e “opressão de gênero na pesca”. De certa forma, os temas se repetem em outros territórios de pesca pelo Brasil, mas outras localidades apresentam especificidades envolvendo expansão portuária, urbana, turismo e problemas com poluição.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os impactos do lixo no mar na pesca artesanal- estudo de caso na Praia do Perequê, Guarujá(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-06) Lourenço, Sofia Brito [UNIFESP]; Gonçalves, Leandra Regina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8461942312318325; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O lixo no mar é uma problemática que assola diversas comunidades ao redor do mundo, direta ou indiretamente, e os pescadores artesanais são grupos que sofrem com as consequências desse tipo de poluição de forma nítida. Os pescadores artesanais de camarão, da praia do Perequê, no município de Guarujá-SP, são exemplo de trabalhadores com contato direto com o lixo no mar, visto que muitos são envolvidos no projeto "Nós da Ação: Engajando pescadores artesanais no combate ao lixo no mar" através da ONG SOS Rio do Peixe (organização com objetivo de reabilitação ambiental do manguezal), por reconhecer esse problema. Essa pesquisa tem o objetivo de discutir o impacto do lixo no mar na vida desses pescadores artesanais, por meio de revisão bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas realizadas com os mesmos na praia do Perequê, em Guarujá. As entrevistas e a revisão apresentaram pontos importantes quanto ao impacto do lixo na vida desses pescadores, indicando que o lixo pode gerar problemas financeiros, por espantar o pescado e causar danos aos aparelhos de pesca; problemas de saúde, visto que o lixo pode tornar o arrasto do pescado mais pesado, prejudicando pescadores mais idosos; além de problemas de produtividade do trabalho, por causa do maior tempo que se leva para limpar o pescado que vem com o lixo. Por meio da revisão bibliográfica foi possível perceber a baixa quantidade de artigos realizados com esta temática, indicando ser um tema ainda pouco estudado; entretanto, os poucos resultados encontrados corroboram com os resultados das entrevistas. Essa pesquisa ressalta a importância de uma maior atenção para esse conflito ambiental, por parte dos órgãos públicos, academia e sociedade civil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os impactos socioambientais do lixo no mar para os pescadores artesanais de Paraty-RJ(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-17) Scagnolatto, Giovanna [UNIFESP]; Gonçalves, Leandra Regina [UNIFESP]; Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4064588869236649; http://lattes.cnpq.br/8461942312318325; http://lattes.cnpq.br/0641319462335515; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Resíduos sólidos estão presentes em todo o oceano e geram impactos socioambientais e econômicos vinculados a esse tipo de poluição. A pesca artesanal enfrenta diversos conflitos ambientais, dentre eles, a captura acidental de resíduos sólidos que impactam a atividade e, por consequência, a subsistência dos pescadores. O objetivo desta pesquisa é avaliar os impactos do lixo no mar para a pesca artesanal de Paraty-RJ. Para tanto, uma análise diagnóstica e um levantamento das percepções dos pescadores artesanais foram realizadas com o propósito de compreender a interrelação entre a pesca e o lixo no mar. A pesquisa incluiu uma abordagem interdisciplinar e empregou a metodologia diagnóstica DAPSI(W)R(M) a qual relaciona os Drivers (Forçantes), Atividades, Pressões, Estado, Impactos no bem-estar, Resposta e Medidas, além de entrevistas semiestruturadas com os pescadores artesanais da cidade de Paraty, no intuito de captar a visão daqueles que trabalham diretamente no mar, a respeito da interação lixo no mar e pesca artesanal. O estudo integra o projeto Nós da Ação: engajando pescadores artesanais no combate ao lixo no mar, sob responsabilidade da orientadora.
- ItemSomente MetadadadosPesca artesanal e resiliência na região estuarina de Santos: uma proposta de avaliação com base em conhecimentos locais.(Universidade Federal de São Paulo, 2019-11-11) Costa, Henrique Simoes de Carvalho [UNIFESP]; Choueri, Rodrigo Brasil [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)New coexistence scenarios have been imposed on fishermen in the estuarine region of Santos / SP. Whether due to the expansion of port activities or the environmental liabilities associated with this expansion, thousands of workers from fishing communities are looking for new forms of subsistence in the face of the gradual decrease in their fishing territories. The construction of terminals for loading and unloading containers, the continuous dredging of the canal, competition with other fishermen, the decrease in the abundance of fish and the passive history of contamination of water and soil make fishing in the region every day. More challenging. Thus, the aim of this investigation was to understand the dynamics of the resilience of the socio-ecological system of artisanal fisheries in the region over the last fifty years, characterizing the activity and evaluating, based on local knowledge, nine attributes of socio-ecological resilience for different periods. The fulfillment of this purpose occurred through the collection of primary data obtained in interviews and questionnaires addressed to fishermen, master craftsmen and local leaders. Scores attributed to questions of each evaluated resilience attribute (diversity, variability, modularity, recognition of slow variables, feedback, social capital, innovation, governance and ecosystem services) in current times (2018), twenty-five years ago (approximately 1993) and fifty years ago (approximately 1968), they generated graphs representative of the resilience of each period. The results showed a decrease in socioecological resilience in the last fifty years and the resilience assessed by ecological attributes showed a significant decrease in the same period (associated with anthropic pressures on ecosystems with losses to diversity, modularity and variability) and the resilience assessed by social attributes not presented significant variation although it has a slight increase in the evaluated period. The attributes recognition of slow variable, feedback and governance contributed to this increase.
- ItemEmbargoPreditores da abundância relativa de tubarões costeiros na região Centro-Sul de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-28) Brandão, Mariana Cesar Carvalho [UNIFESP]; Motta, Fabio dos Santos [UNIFESP]; Rolim, Fernanda Andreoli; http://lattes.cnpq.br/5622964205682915; http://lattes.cnpq.br/7919458640967456; http://lattes.cnpq.br/1236018920789455; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A abundância e distribuição das espécies de tubarões em ambientes costeiros é influenciada por uma combinação de fatores ecológicos (ex. risco de predação, presença de competidores, disponibilidade de presas) e variáveis ambientais. O objetivo deste trabalho foi investigar a influência de preditores ambientais (temperatura superficial do mar e fase lunar), operacionais (profundidade) e temporais (estação e ano) na abundância de cinco espécies de tubarões (Rhizoprionodon lalandii, R. porosus, Sphyrna lewini, Carcharhinus brevipinna e C. limbatus) com base em uma série de quatro anos (2000 a 2003) de dados de captura da pesca artesanal no litoral centro-sul de São Paulo. Durante o período de estudo foram monitoradas 971 operações de pesca com emalhe de fundo. A influência das variáveis ambientais e temporais sobre a CPUE dos tubarões, divididos por estágios de maturidade, foi analisada utilizando modelos mistos aditivos generalizados (GAMM). Os preditores que mais explicaram a captura por unidade de esforço (CPUE) para neonatos de R. lalandii foram a fase lunar em conjunto com a temperatura da superfície do mar, em que a lua crescente e temperaturas mais baixas apresentaram maiores capturas. Já as outras faixas etárias da espécie tiveram mais influência da estação e profundidade, em que ambas foram mais capturadas em profundidade maiores, mas os jovens tiveram mais incidência no verão e os adultos no inverno. A abundância dos neonatos de R. porosus foi influenciada pela estação, com maior captura registrada na primavera, enquanto os jovens demonstraram ser suscetíveis tanto à estação quanto à profundidade, com maiores desembarques no verão e capturas em profundidades médias (10 a 20 m). Já a abundância de adultos apresentou correlação com a temperatura da superfície do mar, com maiores valores registrados em temperaturas de 24,5⁰C. A abundância do cação-martelo S. lewini apresentou uma relação com a estação e a profundidade para neonatos e jovens, com maior captura de ambos no verão, mas em profundidades rasas (1 – 10 m) para neonatos e médias (10 – 20 m) para jovens. A abundância do cação galha-preta C. brevipinna sofreu influência da estação e da profundidade nos neonatos, com maiores incidências dessa faixa etária no verão e em profundidades maiores (20 – 30 m). A abundância relativa do cação galha-preta salteador C. limbatus foi influenciada pela estação do ano, com a maior CPUE registrada no verão e primavera. Os preditores de abundância identificados aqui podem subsidiar futuros estudos, incluindo iniciativas de monitoramento e gestão pesqueira de tubarões em águas subtropicais do Brasil.