Navegando por Palavras-chave "Performatividade"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Oralidade, tradição e fluidez em South-African Folk-Tales, de James A. Honey(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-12-02) Calderon, Elizabete Carolina Tenorio [UNIFESP]; Fiorussi, Lavinia Silvares [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis Master’s Degree dissertation aims at presenting a structure and thematic analysis of the narratives from South-African Folk-Tales (1910), by the South African writer James A. Honey, through a perspective which considers the African practice of orature, such as the formal elements of oral tradition. The narratives which constitute the anthology come from the oral tradition of a South African ethnic group called Khoisan. These people are characterized by a rich culture based on a long-standing oral tradition, documented since the 17th century by researchers mainly from Europe. Honey's anthology was published in a context which did not favor its original culture in all its complexity, since it was approached as an artifact representative of exotic and undeveloped cultures. By recognizing and emphasizing the fact that the piece has its core in orality, the analysis in this investigation is based on the elements of the oral text which were recognizable in the written record, following the reflections of Walter J. Ong and Isidore Okpewho. As the corpus of the research, the selection for analysis includes narratives with the presence of the trickster, a character known for his ambiguity and shrewdness in his constitution of character and way of acting. This investigation happened throughout bibliographic sources made up of authors such as Paul Zumthor and Ruth Finnegan, as well as by the theoretical foundation of African origin, especially authors as the South African philosopher Michael Wessels, the Nigerian literary critic Isidore Okpewho, the literary academic from Nigeria Amadou Hampâté Bâ and Kenyan writer Ngũgĩ Wa Thiong'o, among others.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Performatividade e subjetividade na gestão escolar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-01) Sousa, Francisco Lindoval de [UNIFESP]; Giglio, Célia Maria Benedicto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Neste trabalho investigamos o impacto das políticas públicas de educação da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP), fundamentadas pelos princípios do gerencialismo, calcadas no aumento da eficiência para atingir metas e resultados, sobre a Gestão Escolar e sobre o trabalho dos gestores escolares (diretor de escola, vice-diretor de escola e professor coordenador pedagógico). Tomamos como hipótese a construção teórica apresentada por Stephen Ball que apresenta como característica das políticas de reforma educativa a presença de tecnologias que tendem a transformar não apenas as organizações, mas também os profissionais, por meio de dispositivos de performatividade. O foco da pesquisa é a reforma do ensino paulista inaugurada na década dos anos de 1990 e o desenvolvimento de medidas voltadas à melhoria dos resultados das escolas, mais especificamente a avaliação externa, iniciada com o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) – em 1996; o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (IDESP), instituído pelo Programa de Qualidade na Escola (PQE) e o Sistema de Bonificação por resultados, implantado pela Lei Complementar nº 1078 de 2008. Os efeitos dessas políticas performativas sobre as práticas de gestão e sobre a subjetividade de gestores escolares foram investigados num conjunto de quatro escolas estaduais no município de Itaquaquecetuba, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo. Da análise dos resultados das entrevistas realizadas com gestores e com base na seleção das escolas a pesquisa revelou alguns efeitos da performatividade sobre os gestores escolares e gestão das escolas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A performatividade no teatro brasileiro contemporâneo - duas releituras de clássicos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-08-09) Nascimento, Camila Gregorio Do [UNIFESP]; Ferreira, Carolin Overhoff [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa sugere o potencial do uso do conceito performatividade para o estudo do teatro contemporâneo brasileiro, exemplificado através de dois espetáculos recentes, de 2017. São eles: Tchekhov é um Cogumelo de André Guerreiro Lopes, inspirado na peça As Três Irmãs de Anton Tchekhov (1900) com a Cia. Estúdio Lusco-fusco; Hamlet: processo de revelação do Coletivo Irmãos Guimarães, inspirado em Hamlet de William Shakespeare (1599 e 1601). Para tal, realizamos uma revisão bibliográfica que aborda a teoria da performance com o intuito de desenvolver um olhar crítico ao conceito teatro pós-dramático de Hans Thies Lehman (2011), já muito explorado no mundo e no Brasil, e seus desdobramentos e críticas. Para elaborar essa crítica relativamente ao pós-dramático e sugerir o da performatividade, são discutidos, entre outros, as seguintes publicações: Performance: uma introdução crítica de Marvin Carlson (2009), que traça um panorama mundial da arte performática, Performance como linguagem de Renato Cohen (2007), que aborda as questões da performance no Brasil, bem como sua absorção nos Estudos de Teatro por autores como Josette Féral na França, Érika Fischer-Lichte na Alemanha e Sílvia Fernandes no Brasil. Para compreender e situar o nosso debate, realizamos também uma breve contextualização da história da performance e dos principais movimentos artísticos, que resultou da troca entre antropologia e teatro, com destaque para os trabalhos de Richard Schechner e Victor Turner, a partir da década de 60. A recepção do espectador, questão chave da performatividade, permeia toda a pesquisa e está presente nos debates acerca do conceito na cena brasileira, bem como nos estudos de Jacques Rancière (2009 e 2012) e Paul Zumthor (2014). Estes últimos contribuem sobremaneira na análise de trechos escolhidos dos espetáculos onde testamos a tese da importância da performatividade como potente conceito analítico.