Navegando por Palavras-chave "Percepção pública da ciência"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepção e conhecimento de evolução biológica: uma investigação com estudantes do ensino superior(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-08) Souza, Camila Beatriz Moraes Contrucci de [UNIFESP]; Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]; Aleme, Helga Gabriela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3534671658166290; http://lattes.cnpq.br/3359786303402164; http://lattes.cnpq.br/2837785052694598A evolução biológica é o eixo central da Biologia enquanto ciência e eixo estruturante na Biologia enquanto disciplina. O pensamento evolutivo transpassa as fragmentações das áreas disciplinares, possibilitando a compreensão de uma ciência integrada, além de proporcionar reflexões de cunho social e acentuar o pensamento crítico dos discentes. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar as percepções e compreensões de primeiranistas universitários sobre a evolução biológica. O instrumento elaborado para a coleta de dados consiste em um questionário com questões elaboradas em formato de resposta Likert que abrange dimensão de conhecimento, conteúdos aprendidos no Ensino Médio, opiniões e autoeficácia frente ao tema. Para averiguar os conhecimentos, estabeleceu-se oito noções elementares como conceitos estruturantes da teoria evolutiva: descendência com modificação, especiação, ancestralidade comum/origem única, gradualismo, variabilidade, seleção natural, contingência e evolução humana. O questionário foi aplicado a noventa e oito estudantes que ingressaram em 2021 em cursos relacionados às Ciências Exatas e da Terra em uma universidade pública. Os resultados de conhecimento evidenciaram equívocos nas noções de descendência com modificação, gradualismo, seleção natural e contingência; em especial frente às explicações de como o processo evolutivo ocorre. Observaram-se obstáculos cognitivos derivados de vieses intencional/antropomórfico, essencialista e teleológico. Os estudantes demonstraram contato com os conteúdos evolutivos durante o Ensino Médio, ressaltando maior contato com a noção de gradualismo e menor com seleção natural. As opiniões acerca da evolução biológica revelaram-se positivas, apesar de quase metade dos participantes não invalidarem que a evolução biológica é uma teoria baseada em especulação e validarem o processo evolutivo como direcional. Quanto a autoeficácia, os estudantes demonstram maior facilidade em reconhecer que a espécie humana é tão evoluída quanto qualquer outra e maior dificuldade em associar a diversidade dos seres vivos com genética e evolução. Estes resultados destacam obstáculos e concepções equivocadas em conceitos centrais para aprendizagem da evolução biológica em um público enviesado. Desta forma, esta pesquisa contribui fomentando reflexões e discussões que visem a aprendizagem significativa de evolução biológica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepção pública da ciência de alunos recém ingressantes em uma universidade brasileira(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-05) Lúcio , Felipe Almeida [UNIFESP]; Aleme, Helga Gabriela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3534671658166290; http://lattes.cnpq.br/0466927756724344A ciência é um dos pilares para o desenvolvimento da sociedade nas mais diversas áreas, por isso, conhecer a percepção da ciência de determinada parcela da população pode contribuir para a correção de erros conceituais muitas vezes oriundo do senso comum. Este tipo de estudo pode também contribuir para a melhoria das aulas de ciência, além de poder estimular o interesse dos jovens e adolescentes em carreias cientificas. Neste contexto, a finalidade desta pesquisa foi conhecer a percepção pública da ciência de uma população específica: recém integrantes de uma universidade pública brasileira. Este público possui certa afinidade sobre assunto pois foram aprovados para cursos que envolvem conhecimento de Ciências. A metodologia utilizada para o levantamento de dados foram questionários do tipo survey, onde as questões envolveram temas como visões de Ciências, minhas aulas de Ciências, autoeficácia, credibilidade em C&T, curso, sexo e renda. A partir da coleta, os dados obtidos foram analisados usando ferramentas estatísticas como Análise de Componentes Principais (ACP) para redução dimensional das variáveis, alpha de Cronbach para avaliar o grau de fiabilidade dos resultados. Outras análises envolveram relações bivariadas, regressões lineares e múltiplas e, por fim, a análise de moderação entre os índices obtidos. Diante desse cenário, o trabalho trouxe correlações de modelos de moderação, exemplificando situações de como as aulas de ciência contribuem para o olhar crítico do aluno, melhorando sua relação com o meio ambiente e estimulando os jovens para o seguimento em profissões da área científica. Além de contrastar os resultados da pesquisa de percepção pública com a realidade socioeconômicas dos entrevistados, que se mostrou ser um fator determinante diante dos resultados obtidos. Com isso, o presente trabalho trata de temas como a importância das pesquisas de percepção pública no desenvolvimento de políticas públicas, no aperfeiçoamento das aulas de ciências ofertadas para os alunos a nível de ensino fundamental e médio, além relacionar fatores que podem contribuir para o maior interesse dos jovens pelas carreiras cientificas.