Navegando por Palavras-chave "Percepção do consumidor"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Demarketing verde x greenwashing segundo a percepção dos consumidores(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-28) Castro, Rafaela Alcantara [UNIFESP]; Andreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4402149857270524A crescente incorporação dos aspectos ambientais pelo meio organizacional reflete o aumento da conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental. As empresas estão cada vez mais reconhecendo a necessidade de considerar o impacto ambiental de suas atividades e adotando medidas para mitigar esse impacto em sua comunicação. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar e comparar a reação dos consumidores quando expostos a campanhas caracterizadas como demarketing verde e greenwashing. O referencial teórico englobou as bases conceituais de demarketing e demarketing verde, assim como marketing verde e greenwashing. Como método, foi empregada uma abordagem qualitativa, realizada por meio de um grupo focal com entrevista semiestruturada, composto por oito representantes da geração Y, com idades entre 25 a 40 anos, partindo da apresentação e comparação entre duas campanhas fictícias contendo discursos mercadológicos, caracterizadas como demarketing verde e greenwashing. Como resultado, destacou-se o desconhecimento de ambos os conceitos, inclusive com entendimento do demarketing verde de forma totalmente contraditória. Ainda, apesar da relação com a causa ambiental ser facilmente percebida pelos consumidores no greenwashing, a única justificada para isso foi o posicionamento da marca para com um público específico.