Navegando por Palavras-chave "Pedofilia"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O adolescente e o fenômeno grooming: uma revisão sistemática(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-09) Pereira, Leda Paula Bernardi [UNIFESP]; Vitalle, Maria Sylvia de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0789020640080002; http://lattes.cnpq.br/6717406223974527Este estudo tem como objeto um tema pouco explorado, o Grooming, conhecido como aliciamento, pela internet, por um adulto que se camufla sob uma identidade com idade aproximada à da vítima adolescente escolhida. Esse fenômeno é recente, começa no universo online e leva para o sofrimento offline. O que justifica este estudo são os reflexos do crime e os impactos que provocam na saúde mental do adolescente e que necessita ser conhecido por profissionais da saúde, da educação, da justiça e da segurança pública. Tem-se por objetivo geral compreender o fenômeno Grooming. Como objetivos específicos: apresentar relatos da literatura sobre de casos sobre vítimas adolescentes de Grooming; entender os depoimentos dos personagens envolvidos no Grooming em adolescentes; identificar estratégia/abordagem dos perpetradores e os aspectos de interação descritas nos estudos; identificar sinais de vulnerabilidade que o predador considera ao escolher a vítima potencial. Método: A revisão sistemática, considerando os aspectos qualitativos, norteado pelo acrônimo PICo, sendo População: Adolescentes entre 10 e 19 anos, Fenômeno de Interesse: Vítimas de Grooming e, Contexto: Saúde. O desenho de estudo envolveu: literatura cinzenta e estudos de caso. A pesquisa englobou o período de 2010 a 2020. A busca foi realizada nas bases de dados: SciELO, BVS, PePSIC, ERIC e PUbMed, CAPES, LILACS, EBSCO, JSTOR, BCS (base de dados do Direito). Resultado: Foram criadas nove categorias temáticas incluindo: caracterização do perpetrador, criminosos excluídos, consequência do Grooming para a saúde, aspectos da vulnerabilidade da vítima, culpa e sigilo da vítima, a persona do criminoso e, pré-condição para o ataque, tempo do abuso, fases do ataque e principais diálogos.
- ItemRestritoA importância da escola no combate à violência sexual contra as crianças e adolescentes: uma análise sobre homeschooling e educação sexual nas escolas brasileiras.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12) Sousa, Ana Karen Gomes de [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702Este estudo tem como objetivo analisar a educação sexual no contexto escolar, contrastando-a com o Projeto de Lei 1.338/22, que propõe a legalização da educação domiciliar no Brasil. Busca-se compreender as motivações e principais argumentos que sustentam essa modalidade de ensino. A abordagem é qualitativa, visando avaliar o impacto potencial do PL 1.338/22 na vida das crianças no país, com ênfase nas preocupações relacionadas a possíveis aumentos não notificados ou subnotificados de casos de violência sexual. Este estudo proporciona uma análise crítica da interseção entre educação sexual, educação domiciliar e o bem-estar das crianças no Brasil, contribuindo para o debate em curso sobre políticas educacionais no país. Além disso, a pesquisa investiga o papel fundamental da educação sexual no Brasil como meio de prevenção e enfrentamento da pedofilia e dos abusos sofridos por crianças, destacando especialmente a importância das escolas nesse combate. O fechamento das escolas devido à pandemia de COVID-19 agravou a vulnerabilidade de muitos estudantes, tornando crucial a reflexão sobre a atuação da escola além de seus limites físicos. O problema central da pesquisa questiona como a educação sexual para crianças e adolescentes pode contribuir para a prevenção e combate à pedofilia e abusos, inclusive no ambiente doméstico, diante da alternativa do homeschooling . Através do papel protetor das escolas, mesmo em meio a debates sobre o ensino domiciliar e ideias conservadoras que impactam negativamente as políticas educacionais, fica evidente a necessidade de repensar a capacitação de educadores, promovendo um ensino centrado no respeito e na prevenção da violência sexual. A complexidade histórica da educação sexual no Brasil, com avanços e retrocessos influenciados por contextos políticos e sociais, deixa explícito a necessidade de reconhecimento da educação sexual como ferramenta essencial na prevenção de abusos, enfatizando sua integração natural na escola para identificação de casos e efetiva implementação de políticas públicas.