Navegando por Palavras-chave "Pedagogical manuals"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Problemas nas aulas de aritmética: orientações aos professores em manuais pedagógicos em tempos de Escola Nova(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-09) Feitosa, Renata França [UNIFESP]; Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7883451343333340; http://lattes.cnpq.br/4153477093229509Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo apresentar a análise dos manuais pedagógicos utilizados na formação dos professores do ensino primário na época da Escola Nova, buscando discutir o ensino de aritmética e identificar as orientações para o uso de problemas nas aulas de aritmética. O tema aqui apresentado faz parte de um Projeto Temático que pertencente às pesquisas desenvolvidas pelo GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, que serviram como referência inicial para o desenvolvimento da pesquisa. O período da Escola Nova foi marcado por mudanças na educação principalmente no que diz respeito à utilização de novos métodos de ensino, novos materiais pedagógicos, didáticos e literários em geral. Deste modo, por meio do estudo de pesquisas pertencentes ao GHEMAT que analisaram manuais pedagógicos e documentos oficiais da época buscou-se discutir o ensino de aritmética e identificar quais eram as orientações para o uso de problemas no ensino de Aritmética que estes materiais transmitiam aos professores que ensinam matemática.