Navegando por Palavras-chave "Palhaços"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)La strada: uma estética clownesca(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012-09-09) Narciso, Rafaela Fernandes [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho busca investigar os aspectos constituintes da estética felliniana, colocando em primeiro plano o elemento humorístico nela presente, ligado ao palhaço, de modo a chegar ao que chamamos, no correr da dissertação, de “estética clownesca”. Isso foi possível ao trazer para o debate as posições de Guido Aristarco, importante defensor do neorealismo cinematográfico italiano e que via no trabalho de Frederico Fellini uma “traição” ao movimento italiano do pós-guerra, bastante associado a uma corrente política e realista. Desta forma, por meio da análise do filme La Strada (Itália, 1954) e dos comentários a respeito de outros filmes do cineasta, bem como sobre sua carreira, investigamos o lugar do palhaço na estética de Fellini, chegando a uma crítica social escondida sob o riso, que tem nos elementos clownescos seu principal aspecto (ou o seu ponto alto).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quando o picadeiro é o ambiente hospitalar: narrativas de vida com palhaços que brincam com crianças internadas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-12-09) Cabral, Letícia Maria [UNIFESP]; Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8682215618761531; http://lattes.cnpq.br/2555639440332588; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presença dos doutores palhaços dentro do ambiente hospitalar pode estar articulada à política de humanização da saúde. No Brasil, os Doutores da Alegria foram pioneiros nesse tipo de ação, e serviram de incentivo para o nascimento de muitos outros grupos que funcionam de forma semelhante por todo o país. Assim, há a questão: qual a relação que os palhaços que atuam nos hospitais percebem entre o trabalho que realizam neste espaço e os desdobramentos desse fazer em si mesmos? O objetivo desta monografia, então, foi cartografar a subjetividade de palhaços de hospital, dando ênfase às implicações e aos afetos decorrentes das atividades que exercem no referido local. Utilizou-se as narrativas de história de vida como recurso metodológico; estas foram produzidas com base no relato de quatro palhaços que atuam voluntariamente nos hospitais da Baixada Santista, a partir de dois a três encontros que foram realizados com cada um dos sujeitos, fora do espaço de trabalho dos mesmos. Os dados foram analisados tendo como referência o que tem sido produzido na área da psicologia sobre o lúdico e o cuidado a saúde da criança hospitalizada. Por fim, a pesquisa contribuiu com reflexões sobre como o palhaço que atua no ambiente hospitalar entende a si mesmo e compreende o que realiza, de modo a articular cuidado em saúde, arte e o lúdico, possibilitando maior repertório para se pensar as intervenções realizadas por esse no hospital.