Navegando por Palavras-chave "PLA"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da viabilidade da tecnologia de manufatura aditiva no estudo de traqueias estenosadas(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-13) Iida, William Ken Saito [UNIFESP]; Aoki, Fabio Gava [UNIFESP]; Kunkel, Maria Elizete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8083413188703004; http://lattes.cnpq.br/6236265885750159; http://lattes.cnpq.br/9056749334500429A estenose de vias aéreas, doença que pode afetar as vias aéreas condutoras de maior calibre, como traqueia e brônquios, é representada pela redução do lúmen, diminuindo o fluxo respiratório. A manufatura aditiva é uma tecnologia que permite a produção customizada de biomodelos, utilizando diversos tipos de materiais que podem ser aplicados clinicamente. O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar biomodelos de traqueia com estenose, fabricados com dois tipos diferentes de materiais por meio da manufatura aditiva. Utilizando um conjunto de imagens do Cancer Imaging Archive, foi realizada a reconstrução 3D da traqueia estenosada, com base na segmentação do órgão. Os materiais ácido polilático (PLA) e poliuretano termoplástico (TPU) foram empregados para a fabricação de biomodelos com caráter mais rígido (como o PLA) e flexíveis (como o TPU) pelo processo de extrusão de material. O biomodelo em PLA demonstrou precisão dimensional adequada, enquanto o biomodelo em TPU reproduziu com maior fidelidade a flexibilidade de uma traqueia real. Esses biomodelos têm potencial para ser utilizados no planejamento cirúrgico e na educação médica, devido à proximidade em escala e aparência. Pesquisas futuras poderão focar na exploração de diferentes materiais e configurações a serem testados contribuindo, assim, para o treinamento de profissionais de saúde e, consequentemente, melhorando o atendimento aos pacientes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caracterização de filamentos comerciais de PLA e ABS para manufatura aditiva(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-28) Calvo, Raian Silva [Unifesp]; Guerrini, Lilia Müller [UNIFESP]; Passador, Fabio Roberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0152213852695153; http://lattes.cnpq.br/8181817239982089Com o aumento da necessidade de produzir protótipos com maior qualidade e em menor tempo, a manufatura aditiva (MA) começou a ser amplamente aplicada. Os principais filamentos comerciais utilizados na manufatura aditiva são o poli (ácido lático) (PLA) e o copolímero de acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS). Porém, esses filamentos comerciais, dependendo do fabricante e das condições de transporte e armazenamento, podem gerar problemas na confecção de peças no processo de MA por modelagem por fusão e deposição (FDM), como, por exemplo, as stringings, que é um defeito onde fibrilas são depositadas de maneira irregular na peça final. Desta forma, este trabalho tem como objetivo caracterizar filamentos comerciais de PLA e ABS, doados para o projeto Mão 3D que apresentou dificuldade no seu uso. Visando compreender o processo e as variáveis de processamento destes filamentos que podem ocasionar problemas no processo FDM. Os filamentos de diversas colorações foram caracterizados quanto viscosidade complexa (comportamento reológico), calorimetria exploratória diferencial (DSC) e análise termogravimétrica (TGA) para determinação das temperaturas de transição e de degradação térmica respectivamente; e por ensaio de tração. Também foram realizados testes de impressão dos filamentos para verificar a processabilidade pelo método FDM e os principais defeitos como stringings que podem ocorrer no processo. Foi possível verificar que os filamentos importados estão em condições e não apresentam problemas de processamento e são adequados para realizar a confecção de amostras por FDM.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de compósitos híbridos de blendas de PLA/PHBV com carbono vítreo e nanoplacas de grafeno(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-20) Oyama, Isabela Monteiro Cesar [UNIFESP]; Passador, Fabio Roberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0152213852695153; http://lattes.cnpq.br/5730371958216294Materiais poliméricos são muito utilizados para a produção de carcaças de equipamentos eletrônicos, devido à facilidade de processamento, baixa massa específica, propriedades térmicas e mecânicas que atendem a essa aplicação. Entretanto, os polímeros comerciais são isolantes elétricos, e para atuar como protetor de componente eletrônico, o material deve possuir baixa resistividade elétrica. Uma alternativa para diminuir a resistividade elétrica dos polímeros é por meio da adição de cargas condutoras, destacando-se as cargas carbonosas como as nanoplacas de grafeno (GNP) e o carbono vítreo (CV). Além disso, a sinergia por meio da mistura dessas cargas pode ser uma possibilidade para utilização de menores quantidades individuais desses materiais contribuindo para a diminuição da massa específica do material. Visando a sustentabilidade ambiental, biopolímeros biodegradáveis, como o poli(ácido láctico) (PLA) e o poli(3-hidroxibutirato-co-3-hidroxivalerato) (PHBV), podem ser alternativas ao uso de polímeros convencionais. Neste contexto, compósitos híbridos de blendas de PLA/PHBV com adição de diferentes teores de CV e GNP foram preparados por extrusão de dupla rosca seguido de conformação de corpos de prova. A blenda de PLA/PHBV e compósitos de blendas de PLA/PHBV com adição de diferentes teores das cargas individuais (0,1, 0,3 e 0,5 % em massa de CV e 1, 3 e 5% em massa de GNP) e mistura das cargas (híbridos) também foram estudados e processados visando compreender o efeito de cada material carbonoso nos compósitos. As amostras foram submetidas a ensaios de biodegradação em meio sólido. As amostras foram caracterizadas por ensaios térmicos, mecânicos, elétricos, eletromagnéticos e análises morfológicas. As amostras após os ensaios de biodegradação foram caracterizadas por análise visual e perda de massa. O compósito contendo 0,5% em massa de CV e o compósito híbrido contendo 0,5% em massa de CV e 5% em massa de GNP apresentaram redução na resistividade elétrica (1,1 x 105 e 2,0 x 105 Ω.m, respectivamente) e obtenção de propriedades de EMI SE, com atenuação total igual a 4 e 4,5 dB, respectivamente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Poliácido láctico aplicação de biopolímeros na área médica(Universidade Federal de São Paulo, 2017) Duarte, Pedro Augusto Bernardes [UNIFESP]; Moeckel, Alessandra [UNIFESP]; Concha, Viktor Oswaldo Cárdenas [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0661599261187131Nos últimos anos o interesse por biomateriais vem crescendo de forma acelerada, isto devido à sua grande aplicabilidade na área médica e também pela não toxicidade, a qual é fundamental para o sucesso na Engenharia Tecidual. Dessa maneira, os biomateriais podem substituir funções totais ou parciais de um órgão ou tecido, além de serem usados como suturas ou como carregadores de fármacos, devido a produção de resíduos não tóxicos. Nesse contexto, inúmeros polímeros vem sendo sintetizados, sendo que, o Poliácido Láctico (PLA) ganha grande destaque dentre os biopolímeros provenientes de fontes renováveis. Os biopolímeros consistem em uma classe de biomateriais muito visada pelos pesquisadores, já que apresentam propriedades ideais, tais como alta biocompatibilidade e biodegradabilidade. O PLA é um biopolímero que pode ser sintetizado por inúmeras rotas, sendo a rota de policondensação direta e a abertura de anel as mais conhecidas e utilizadas. Neste sentido, este trabalho de conclusão de curso, tem como finalidade estudar as duas rotas de síntese do PLA e propor um fluxograma de processos da rota de abertura de anel, pouco encontrada na bibliografia. Além disso, um estudo sobre as principais aplicações do PLA na área médica será desenvolvido, mostrando assim, a aplicabilidade do biopolímero.