Navegando por Palavras-chave "PBL"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desafios docentes na definição e elaboração de objetivos de aprendizagem em um contexto de aprendizagem baseada em projetos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-23) Ruy, Valentino Massariol [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; Amaral, João Alberto Arantes do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6114332903690632; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599; http://lattes.cnpq.br/2464247007403832O presente trabalho teve como objetivo investigar os desafios e dificuldades enfrentadas por professores no planejamento, na elaboração e definição de objetivos de aprendizagem dentro de um contexto de metodologia de aprendizagem baseada em projetos e pedagogia das competências. Para isso, foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas que questionavam aos professores de uma escola que busca trabalhar a partir dessas metodologias sobre suas concepções e dificuldades ao planejar. A partir da análise das respostas e uma subsequente discussão, propôs-se um protótipo de solução educacional no formato de um curso online assíncrono para auxiliar os professores em questões relativas aos seus planejamentos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escape room: o ensino de química baseado na problematização e contextualização no estudo da espectrometria de emissão atômica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-09) Menezes, Caroline Sodré de [UNIFESP]; Aleme, Helga Gabriela [UNIFESP] ; Vieira, Rui Manoel de Bastos; http://lattes.cnpq.br/7458884068779779; http://lattes.cnpq.br/3534671658166290; http://lattes.cnpq.br/7969416270730852O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa realizada a partir da aplicação da metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), empregada por meio de um jogo Escape Room numa turma do oitavo ano do Ensino Fundamental Anos Finais, desenvolvido de forma online na plataforma SAE (Sistema Aberto para Escapes). A pesquisa teve como principal objetivo a construção e verificação de um jogo, constituindo-se em uma ferramenta pedagógica para auxiliar e promover o processo educacional - do conteúdo de espectrometria de emissão atômica, além de buscar aumentar o engajamento e o interesse dos estudantes na Química. Para o desenvolvimento do jogo, além da plataforma SAE, foram utilizados programas para desenvolvimento de vídeos, figuras e áudios com o objetivo de deixar o jogo mais interativo, dessa forma, os recursos audiovisuais tornaram-no mais imersivo. Conjuntamente foi criado um manual com instruções para jogar o Escape Room, tornando a jogabilidade mais fácil; da mesma forma, foram escritas legendas para os vídeos e áudios criados, de modo a garantir a acessibilidade dos estudantes ao jogo. Considerando também a contextualização dos conceitos a serem trabalhados, buscou-se relacioná-los com situações reais, de maneira a tornar o aprendizado mais significativo, além de considerar os conhecimentos prévios da turma sobre conteúdo. Os dados foram coletados por meio de questionários pré e pós dinâmica (ROSA, SILVA e GALVAN, 2014), transcrição da aula, anotações e diários de bordo. Para análise dos resultados, foram criados tabelas e gráficos, além de se utilizar a transcrição da aula e os diários de bordo, de modo que os diálogos também pudessem ser analisados juntamente com os questionários respondidos – discutidos utilizando os estudos realizados por Silva (2010) e Eleutério e Gonzaga (2009) como embasamento. Os resultados obtidos demonstraram que a problematização e a contextualização favoreceram o engajamento, o interesse e a curiosidade dos estudantes, promovendo o ensino, principalmente, da Química, mas não se limitando apenas ao conteúdo da pesquisa e nem ao sujeito da pesquisa, visto que é possível abranger outras áreas de conhecimentos e outras faixas etárias.
- ItemSomente MetadadadosIntegration of basic sciences in health's courses(Wiley-Blackwell, 2012-05-01) Azzalis, Ligia Ajaime [UNIFESP]; Giavarotti, L.; Sato, S. N.; Barros, Nilama Meza Tenório de [UNIFESP]; Junqueira, Virginia Berlanga Campos [UNIFESP]; Fonseca, Fernando Luiz Affonso [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Laureate Int Univ; Fac Med ABCConcepts from disciplines such as Biochemistry, Genetics, Cellular and Molecular Biology are essential to the understanding and treatment of an elevated number of illnesses, but often they are studied separately, with no integration between them. This article proposes a model for basic sciences integration based on problem-based learning (PBL) and compares failure rate, global final grade, approved student final grade, grade distribution and students' satisfaction with teacher conduction between integrated curriculum and traditional learning in health courses from Anhembi Morumbi Universitya private institution from Brazil. Comparison between integrated and traditional curriculum was based on students' records obtained from first-year health sciences students. A total of 1,697 records from 2005 to 2007 (nonintegrated curriculum) and 785 records from 2008 (integrated curriculum) were selected for this study and they were necessary to get information about students' grades. Moreover, a questionnaire was applied in order to cover student's satisfaction with teacher conduction. the data presented in this study indicated that the integrated curriculum based on PBL was related to an improvement in student's grades and satisfaction compared with traditional teaching. We believe that the effectiveness in health education will be a combination of classical presentation of contents associated to actively involved students in the educational process and methodology based on problems in order to create the stimulus for the undergraduates continue to integrate basic and clinical investigation.