Navegando por Palavras-chave "Osmose"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma atividade prática sobre osmose em um projeto de extensão universitária e suas contribuições para o ensino(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-25) Souza, Thamires Gomes de [UNIFESP]; Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]; Tavares, José Romário Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3585867015961064; http://lattes.cnpq.br/3359786303402164O ensino de citologia está voltado para o entendimento das células e dos fenômenos que ocorrem tanto em seu interior quanto em seu exterior, mas por ser algo invisível a olho nu, carece de grande capacidade de abstração, causando dificuldades tanto no ensino como na aprendizagem. Com isso, contextualizar os conteúdos vem sendo uma preocupação nos documentos normativos da educação e também abre possibilidades para novas metodologias, como o ensino por investigação, permitindo um maior envolvimento dos estudantes. O objetivo deste trabalho foi o de aplicar uma atividade experimental sobre osmose, dentro do programa de extensão “Cientista por um Dia", avaliar as contribuições para o ensino de biologia e analisar a potencialidade das atividades investigativas sobre osmose abordando questões cotidianas. A atividade não pôde ser desenvolvida no laboratório da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema, por conta da atual pandemia de Covid-19, sendo adaptada e aplicada na própria escola onde os alunos estudam. O tema escolhido é abordado no ensino médio, dentro da área de biologia celular e muitas vezes de forma tradicional, apenas com a utilização de livros didáticos e imagens estáticas, que não refletem o dinamismo que ocorre no mundo microscópico. A prática foi pensada para que os estudantes investigassem o fenômeno da osmose acontecendo de forma mais aparente, com a observação do experimento, montado por eles próprios e assim, discutidos juntamente com questões cotidianas. No caso deste trabalho, como a osmose pode ser visualizada na conservação de alimentos. Para a coleta dos dados, os participantes da pesquisa responderam a um pré-teste, referente aos conhecimentos prévios e também a gravação do áudio da interação dos alunos durante as observações e discussões sobre o experimento. Para a análise, as respostas do pré-teste foram categorizadas e enumeradas e os áudios analisados em recortes de pontos importantes da prática e concluiu-se que a atividade contribuiu para a aprendizagem dos alunos em sala de aula, pois observou-se a participação dos alunos, abrindo espaço para discussões e formulação de hipóteses para a explicação do que se observava e resolução das questões propostas. Aplicada em um sequência didática maior, pode-se fazer correlações com outras disciplinas, como a química, no estudo das soluções. Mesmo que não tenha sido possível levar os alunos até o laboratório da UNIFESP, a relação entre universidade e comunidade foi levada para dentro da sala de aula.