Navegando por Palavras-chave "Ordem Serial"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento da memória operacional em crianças de 3 a 5 anos: Retenção do item ou da ordem serial?(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-26) Ciciliano, Gabriela [UNIFESP]; Puglisi, Marina Leite [UNIFESP]; Mello, Claudia Berlim de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1758368777559433; http://lattes.cnpq.br/8567228391940194; http://lattes.cnpq.br/4987828373694392Introdução: De acordo com o modelo proposto por Baddeley & Hitch (1974) e revisado por Baddeley (2000), a Memória Operacional é subdividida em quatro subcomponentes: o executivo central, que atua como um sistema de controle de atenção, supervisionando os demais subcomponentes; o buffer episódico, que integra a atividade das alças fonológica e visuoespacial com a memória de longo prazo; a alça visuoespacial, está envolvida na geração, retenção e manipulação de estímulos visuais; e a alça fonológica, responsável por armazenar as informações verbais por um curto período de tempo, lidando tanto com a retenção do item em si, quanto com sua ordem serial. Embora muito se tenha pesquisado sobre este modelo, a relação entre o desenvolvimento das habilidades de retenção do item e da ordem serial ainda não foi muito estudado. Objetivo: Utilizando provas de repetição de pseudopalavras e de repetição de dígitos, o objetivo do presente trabalho foi caracterizar os erros de item e de ordem serial em cada tarefa de memória de curto prazo e identificar se eles diminuem em função da idade. Também é intuito do estudo analisar se existe correlação entre a retenção do item e da ordem serial. Método: Foram selecionadas aleatoriamente 200 crianças em desenvolvimento típico, com idades entre 3:06 a 5:09, a partir de uma amostra original de 582 crianças matriculadas em 27 escolas da Rede Pública de Ensino Infantil de São Caetano do Sul no ano de 2014. As respostas destas crianças nos testes de repetição de pseudopalavras (BCPR; Santos & Bueno, 2003)” e repetição de dígitos (Digit Span AWMA; Alloway, 2007) foram analisadas. Resultados: Na prova de repetição de pseudopalavras e na de repetição de dígitos os tipos de erros de item mais comuns foram os de omissão (ex. [rate] para /porate/) seguido dos erros de substituição (ex. [korate] para /porate/). Poucas crianças realizaram o erro de intrusão (ex. [porateR] para /porate/). Já os tipos de erros de ordem serial mais comuns foram a troca de um fonema em posição de onset por outro (O-O), seguida pela troca de um fonema em posição de rima por outro (R-R). Não foi vista troca de fonema em posição de onset por rima (O-R). Houve uma diminuição de erros de omissão na prova de repetição de pseudo palavras e de inserção na prova de repetição de dígitos com o aumento da idade das crianças. Na prova de repetição de dígitos em relação aos erros de ordem serial, foi observado uma maior quantidade de erros de antecipação e uma maior incidência de trocas seriais em posições próximas.