Navegando por Palavras-chave "Opinião Pública"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os editoriais da revista The Economist no ano de 2001: dos atentados terroristas à invasão do Afeganistão(Universidade Federal de São Paulo, 2015-11) Lima, Rayane Caroline Oliveira [UNIFESP]; Oliveira, Flávio Rocha de [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=8A98BAE1772B353D38F75685A6AD5E1E.buscatextual_0O presente trabalho tem o foco centralizado em dois grandes temas: a Mídia e a Política. O objetivo proposto, é entender o papel da Mídia nas sociedades modernas e como esta se relaciona a um tema clássico, a Política. Busca entender, também, a dinâmica vigente entre a Mídia e as ações governamentais nas sociedades democráticas, passando por temas como o Poder, a Dominação e a Opinião Pública. Focará especificamente no caso dos Estados Unidos, estudando a forma como esses temas se desenvolvem na sociedade norte-americana e nas ações do governo do país. Este artigo pretende ainda, realizar uma análise dos temas e da dinâmica apresentados em um caso concreto: os Ataques de 11 de Setembro, as reações imediatas, o início da Guerra ao Terror e a Invasão do Afeganistão. Buscará entender como a forma influenciou a Opinião Pública e as ações do governo norte-americano. Para isso, se utilizará de três meses da cobertura destes eventos por parte de uma grande revista, The Economist, que apesar de ser editada em Londres, possui grande circulação em território norte-americano. A partir dessa análise, poderá relacionar os conceitos propostos nos capítulos anteriores às ferramentas concretas utilizadas pela publicação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Metáfora Do Olhar Em Jean-Jacques Rousseau(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-11-23) Pereira, Bruna Andrade [UNIFESP]; Freitas, Jacira De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)L'objectif De Cette Dissertation Est De Démontrer L'existence De La Métaphore Du Regard Comme Possibilité De Compréhension Des Concepts Implicites Dans La Pensée De Rousseau. Le Terme "Regard" Est Utilisé Pour Le Philosophe Comme Une Métaphore Qui Exprime La Condition D'une Société Dégénérative Dans Laquelle Les Individus Se Plongent Dans Le Domaine Des Apparences. L"Objectif De Cette Thèse Est Donc De Vérifier, En Particulier Dans Le Deuxième Discours, Combien Et Quelles Sont Les Mentions Du Terme En Question, Ainsi Que De Comprendre Comment Ce "Regard" Est Lié Au Progrès Des Lumières De L"Individu Et À La Dégradation De La Société À Laquelle Il Appartient. L'intérêt Du Philosophe Pour Le Développement De L'homme Tient Au Fait Que Son Identité En Tant Qu'individu Se Reflétée Dans Le Corps Social, Étant Donné Que Les Caractéristiques Collectives Découlent De Phénomènes Particuliers. De Cette Manière, Nous Entendons Souligner L"Importance Du Thème Et La Nécessité D"Observer L"Apparition Du Terme "Regard", En C
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Relação Patológica Entre Post-Truth Communication e Esfera Pública na Democracia Deliberativa: Uma Abordagem Habermasiana(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-26) Santos, Elisa Raquel Cordeiro dos [UNIFESP]; Cyfer, Ingrid [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7880008426446782; http://lattes.cnpq.br/5741506786425426O que a Pós-Verdade pode vir a significar para a comunicação pública em sociedades democráticas? A presente pesquisa se propõe a pensar a relação entre pós-verdade e esfera pública, tendo o intuito de desenvolver uma análise investigativa acerca dos possíveis desdobramentos patológicos da incidência da post-truth communication nas condições comunicativas da esfera pública como concebida por Jürgen Habermas dentro de sua teoria de democracia deliberativa. A proposta consiste na análise dessa relação e de seu encadeamento ao processo de compartilhamento intersubjetivo de critérios de validade e legitimidade dos discursos mobilizados dentro da esfera pública. Configura-se a hipótese de que dada a confirmação do engendramento de patologias, a post-truth communication, ao incidir nas condições comunicativas da esfera pública, afeta a formação da opinião pública, a reprodução simbólica do mundo da vida e, consequentemente, a democracia deliberativa. Assim, adota-se um estudo da trajetória do conceito habermasiano, atentando-se para o seu papel crucial dentro da teoria de sua democracia. Também se sucede a análise do conceito de pós-verdade, concomitantemente, realiza-se a sua delimitação comunicativa em post-truth communication. Espera-se que o projeto ofereça um enriquecimento teórico acerca das concepções habermasianas e que também reforce o potencial explicativo da esfera pública como categoria de análise para a construção de diagnósticos do tempo presente.