Navegando por Palavras-chave "Ondas"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de microplásticos nas praias do Guarujá-SP: São Pedro, Iporanga, Guaiúba e Tombo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-20) Santos, Bianca Sena [UNIFESP]; Mendes, Vinícius Ribau [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5430672600389568; http://lattes.cnpq.br/2240859913211849; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os microplásticos podem se apresentar em ambientes terrestres e aquáticos, sendo que, em corpos d’água o resíduo plástico é mais abundante. A densidade das partículas pode aumentar com base no tempo em que estiverem nesse ambiente, devido à formação de biofilmes, contribuindo para a sedimentação e acumulação desses polímeros. Possui potencial de representar ameaça a biota, principalmente a marinha, devido ao seu tamanho e disponibilidade no ambiente. Esse trabalho tem como objetivo o entendimento do transporte de deposição de microplástico, a partir da análise quali-quantitativa dos microplásticos nos sedimentos das praias no Guarujá - SP com contextos diferentes de localizações, sendo duas em regiões urbanas (Praia do Guaiúba e Tombo), duas em áreas de preservação (Praia do Iporanga e São Pedro), além do contexto diferente de tipos de praias, sendo duas dissipativas (Praia do Iporanga e Guaiúba) e duas refletivas (Praia do São Pedro e Tombo). A metodologia foi dividida em: filtração do NaCl, flotação, pesagem, filtração, secagem, classificação da matéria orgânica e microplásticos, e contagem dos microplásticos. A partir da análise das praias e localizações escolhidas foi visto que em ambientes dissipativos e próximos aos centros urbanos contêm maior presença de microplásticos do que em ambientes refletivos e protegidos. Diante disso, é esperado que esse trabalho contribua para a literatura sobre o conhecimento de dispersão dos microplásticos no Guarujá e que sirva como ferramenta para as futuras pesquisas na área de sedimentos e microplásticos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da física clássica à moderna: uma discussão teórica sobre a dualidade onda-partícula e uma sugestão de sequência didática para o ensino superior(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-05) Figueiredo, Eric Thomaz Altines [UNIFESP]; Senise Júnior, Carlos Roberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7710810700275382O trabalho apresenta uma discussão teórica sobre a dualidade onda-partícula. Parte das definições e características clássicas tanto de onda quanto de partícula, explicita as diferenças entre os modelos, e culmina na física quântica, analisando o experimento da dupla fenda com algumas variações experimentais e analisando resultados e entendendo como exatamente é o comportamento dual da radiação e matéria microscópica. Ao final, há uma sugestão de sequência didática composta por três aulas, focadas no ensino superior, onde passamos pela física clássica até a moderna.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uso de energia oceânica(Universidade Federal de São Paulo, 2020-09-30) Ciampaglia, Marina Camargo [UNIFESP]; Martins, Fernando Ramos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9012359647335296; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esse trabalho é uma revisão bibliográfica que aborda a questão do aproveitamento dos diversos recursos energéticos disponíveis no oceâno, como a geração de energia através de ondas, marés, correntes oceânicas, e até mesmo a energia eólica offshore, desde sua importância no mundo moderno até os modelos que estão em uso na atualidade, suas implementações ao redor do globo, potenciais impactos ambientais que esse tipo de energia pode causar, e a potencialidade de implementação na costa brasileira. Uma descrição dos fenômenos naturais envolvidos, ondas e marés, também é feita, e algumas das tecnologias disponíveis para uso em todo o mundo serão apresentadas. Uma breve análise de impactos é discutida, com os potenciais riscos ambientais de uma construção desse porte na água. Uma análise sobre a possibilidade de implantação no Brasil também é abordada, com quais tipos gerariam maior energia na nossa costa. Para esse trabalho foi feita uma extensa revisão bibliográfica com artigos científicos publicados no Brasil e em outras partes do mundo.