Navegando por Palavras-chave "Ocean literacy"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da adoção da cultura oceânica no ensino formal como ferramenta de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável no município de Guarujá - SP, Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-13) Castro, Sandayara Campos de [UNIFESP]; Sakurai, Cledson Akio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1944141304162246; https://lattes.cnpq.br/0841030137028577; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A educação ambiental para o desenvolvimento sustentável deve ser integrada e contínua em todos os níveis de ensino, desde a primeira infância até ao ensino secundário, incluindo a educação especial e a formação para adolescentes e adultos. Os currículos escolares devem ser complementares e articulados com os contextos locais e regionais. A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável,pelas Nações Unidas enfatiza a importância da ciência na sociedade e no combate às mudanças climáticas. Em Guarujá-SP, a Cultura Oceânica é parte integrante do currículo escolar, com o objetivo de compreender a influência dos ecossistemas marinhos e terrestres e promover o desenvolvimento sustentável local. A integração da Cultura Oceânica no Projeto Político Pedagógico pode contribuir para o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio, seguindo uma metodologia específica. Portanto, a educação básica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano e na construção de conhecimentos capazes de transformar a realidade local.