Navegando por Palavras-chave "Occupational Performance"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de um Inventário de Desempenho Ocupacional para crianças com TEA (6 a 8 anos)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-06) Soares, Leticia Lourenço [UNIFESP]; Zanni, Karina Piccin [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2301401745605695; http://lattes.cnpq.br/7810091895568384; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A associação entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e epilepsia é bastante frequente, sendo apontada a incidência de cerca de 23,5% pela literatura. As patologias atreladas ao TEA têm forte impacto na vida das crianças trazendo dificuldades e possíveis complicações a curto e longo prazo, além de maior probabilidade de dependência e consequente dificuldade em exercer um adequado desempenho ocupacional ao longo da vida. Objetivos: Construir um Inventário de avaliação do Desempenho Ocupacional para crianças de 6 a 8 anos com diagnóstico de TEA e TEA e Epilepsia; desenvolver formulários de caracterização da família e da criança com TEA e TEA e epilepsia; unificar os formulários de caracterização da criança e da família ao Inventário a fim de criar um instrumento que possa colher informações para agregar o diagnóstico, caracterização e intervenção. Metodologia: Os formulários de caracterização pretenderam colher, além do histórico de saúde da criança, características demográficas da criança e da família, tais como idade, gênero, status socioeconômico e nível educacional. A construção dos itens de avaliação do desempenho ocupacional deu-se a partir da revisão de literatura acerca do TEA, epilepsia e a interação entre as duas condições. O Inventário de Desempenho Ocupacional para Crianças com TEA (6 a 8 anos), conta com 7 domínios e totaliza 143 itens em sua primeira versão. Para arguição do Inventário foi necessária a verificação da validade de face e conteúdo (respectivamente cobertura adequada e completa do tema), além da análise semântica em todos os domínios e itens que estão sob investigação no instrumento (STREINER; NORMAN, 2008). Como critério de decisão sobre a pertinência de um item mediante ao traço a que teoricamente se refere deve haver concordância de, pelo menos, 80% entre os juízes (PASQUALI, 1998). Resultados: Seis entre sete domínios (85,7%) foram atestados como compreensíveis para pais/responsáveis, cuidadores, educadores e funcionários de instituições/clínicas. Os 142 itens presentes no Inventário apresentaram 100% ao nível de concordância (relevância para o contexto de TEA, epilepsia e faixa etária), 135 itens (95,1%) apresentaram 100% ao nível de compreensão, enquanto 7 itens (4,9%) foram avaliados como não compreensíveis. Após adequação dos itens de acordo com as exigências metodológicas e critérios do comitê de juízes, 34 itens foram modificados e o Inventário passou a somar 145 itens. Considerações finais: A construção do Inventário pretendeu preencher parte da lacuna literária sobre TEA em comorbidade à epilepsia, trazendo um instrumento para coleta e aferição de dados concretos sobre a incidência da epilepsia em crianças com TEA, além de buscar modos de avaliar de que maneira o TEA pode impactar no desempenho ocupacional de crianças, afetando diretamente no prognóstico e qualidade de vida.