Navegando por Palavras-chave "Objetos biográficos"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A fotografia contemplativa no Laboratório do Olhar: imagem, experiência e memória(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-12) Bittar, Yuri [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/7039684681468178; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta tese se propõe a percorrer as narrativas produzidas no contexto do Laboratório do Olhar, disciplina ofertada na Universidade Federal de São Paulo, para estudantes de graduação e pós-graduação na área da saúde, buscando contribuir na formação profissional e pessoal, e criar um ambiente humanizador e acolhedor. A disciplina tem como elemento central a fotografia contemplativa - técnica que articula fotografia e meditação através do exercício de um olhar desprovido de julgamento, ancorado em um estado mental aberto e curioso, favorecendo a presença e a atenção à harmonia e à simplicidade no cotidiano. Abordando, a partir de uma perspectiva cartográfica, as turmas realizadas entre 2016 e 2019 — campo de experiência onde colhi os dados —, foram feitas nove entrevistas-ensaios fotográficos, além de utilizadas as fotografias produzidas nos exercícios das aulas, bem como o diário de campo do pesquisador. Levando em consideração a formação, e buscando explorar, nestas narrativas, caminhos baseados em presença, contemplação e discussão em grupo, os alunos foram convidados a participar de uma estratégia aqui denominada contar-criar. Trata-se de uma entrevista-ensaio fotográfico que, partindo do formato de história oral, em articulação com a narrativa fotográfica e com objetos denominados biográficos, propõe a criação de um ensaio fotográfico que é ao mesmo a narrativa de uma trajetória de vida em que o conceito circular de “fazer juntos” conecta olhar, memória e criação. Como base teórica, a tese privilegia alguns conceitos, tais como o de biografema, formulado por Roland Barthes, o de narrativa, de Walter Benjamin, o de experiência, como apresentado por Jorge Larrosa Bondía, assim como memória, presença, gestos menores, articulando-os com perspectivas de humanização e contemplação. Ao re-percorrer os contar-criar, a partir de uma perspectiva cartográfica, emergiram pistas sobre o sentido das experiências vividas, e das repercussões narradas pelos participantes. Assim, pôde-se vislumbrar frestas, surpreender-se com as aberturas produzidas no contar-criar e, a partir disso, evidenciar o potencial criador da estratégia, seja pela quebra do paradigma da separação entre pesquisador-pesquisado, seja pela ampliação do olhar fruto dos insigths dos exercícios de fotografia contemplativa. Em seu desenrolar, a tese sinaliza caminhos que, cruzando diferentes campos, exploram a criação conjunta e a troca de experiências, a contemplação e atenção ao simples, o fazer com o corpo e as profundidades da memória e dos retratos. Tais caminhos se mostram como vias humanizadoras por meio do aprofundamento e da apropriação da própria experiência, da capacidade reflexiva e da ampliação da esfera de atuação no mundo.